Final de ano e a chuva de papel picado

Era ainda uma garota, talvez nove ou dez anos de idade, quando meu pai havia decidido que iríamos passar a virada do ano em Sorocaba.
 
Recordo-me que adorei a ideia, pois iria rever meus primos e primas que moravam e ainda moram por lá, sem contar com as tias, irmãs de meu pai, que ficavam esperando para ganhar e dar muito carinho.
 
O carro alugado havia chegado, peguei então logo uma janela para apreciar o movimento da viagem. Um percurso da Penha até a Estação da Luz, depois pegaríamos o trem que nos levaria até Sorocaba, terra natal de meu pai.
 
Atravessamos o bairro da Penha, pegamos a Avenida Celso Garcia e nos dirigimos para o Centro de São Paulo. Foi aí que fiquei maravilhada com o que vi. Lembro-me deste dia como se fosse hoje.
 
Era, praticamente, o horário em que todo o comércio e repartições fechavam suas portas. Neste dia tudo tinha um sabor diferente e para muitos era o ultimo dia de trabalho do ano.
 
Meu pai foi logo dizendo que havíamos chegado no momento certo, em que os patrões, os chefes e funcionários se uniam na mesma emoção para festejar a despedida do ano e entrada do outro.
 
Além dos apitos e cantorias do “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo” daqueles trabalhadores, eu pude ver a chuva mais linda que meus olhos já viram, de papéis picados, sendo lançados das janelas dos mais altos prédios da cidade. Um cenário realmente de emocionar que me deixou deslumbrada.
 
O sentimento que esta cena provocou em mim foi de pura alegria. Só de pensar que existiria um momento em que todos pudessem se abraçar, deixando as mágoas de lado, aliviava minha alma infantil. Como foi bom saber que tudo isso acontecia com todas as pessoas e não só em nossas famílias.
 
Nunca suportei desavenças, brigas e maus entendimentos entre as pessoas, então naquele instante, minha imaginação muito sensibilizada, pode sentir pela primeira vez, que naquele dia de despedida do ano e nos muitos que haveriam de vir, todos se abraçavam sem distinção de cor, raça ou classe social. E tudo de ruim ficava para trás!
 
Hoje algumas coisas mudaram em meus pensamentos já amadurecidos pelo tempo, mas aquela chuva de papel picado no final de ano ficou marcada em minhas lembranças. Não é a toa que nos finais de ano, adoro dar adeus ao ano velho e brindar o ano novo! Onde quer que eu vá, estou sempre esperando a contagem regressiva e por fim abraçar as pessoas, os familiares, cantarolar, dar três pulinhos e tudo mais. Ainda espero com muita alegria e esperança a comemoração do final de ano
 
Aproveito aqui para brindar com todos vocês o ano que está prestes a nascer. Que ele possa trazer muita saúde, dinheiro no bolso e a paz que tanto precisamos.
 
Um Feliz 2014!