Parafraseando um texto de Lima Duarte em que ele relembra um tempo de amigos, tardes e petecas para voltar ao ano de 1948, quando se deu o início da construção daquilo que mais tarde se tornaria a primeira emissora de TV da América Latina, a TV Tupi, vou falar aqui de um tempo em que o bairro de Campo Belo abrigava casas, amigos e ruas agradáveis.
Essa história se deu por volta de 1985, quando eu tinha meus 14 anos de idade. Naquela época, minha família se reunia durante boa parte do dia para ouvir a alegria transmitida pela Rádio Cidade FM – 96,9 MHz. Cresci em sintonia com esta emissora. Mais do que apenas ouvir, eu e minha irmã íamos ao estúdio na Avenida Paulista e passávamos pelo menos duas horas diariamente por lá, em contato, sobretudo, com o Tavinho Ceschi, a Sandra Groth e o Tony Lamers.
Ao voltar para casa, por volta das 3 da tarde, era a vez de colocar no ar a nossa própria emissora. Sim, naqueles tempos de casas, amigos e ruas agradáveis, eu e minha irmã apresentávamos diretamente do estúdio localizado na Rua João Álvares Soares a programação da "minha, da sua, da nossa" Rádio New Wave. Com o slogan "a emoção da nova geração", nossa tática era colocar uma caixa acústica de nosso aparelho de som 3 em 1 na janela de casa e brincar de fazer rádio. Era tudo muito amador, mas acredito que nenhuma experiência profissional tenha superado aquela.
Em frente à nossa casa havia dois prédios. No início não tínhamos a intenção nem a dimensão de alcançar toda aquela audiência. Mas isto aconteceu. Entre 3 e 5 da tarde, os moradores daqueles prédios ouviam tudo o que irradiávamos. Nossa casa ficava bem no meio da quadra e o som se propagava pelo espaço que havia entre um prédio e outro. A programação foi ganhando cada vez mais adeptos. As mães nos ligavam – sim, nós dávamos o telefone da New Wave FM para que as pessoas pedissem músicas e participassem de promoções – e agradeciam por estarmos entretendo seus filhos.
O sucesso chegou ao ápice quando um grupo de aproximadamente quinze crianças passou a aguardar ansiosamente o início diário de nossas transmissões. Elas se sentavam em um muro do prédio, que funcionava como as poltronas do auditório de nossa emissora. Isto em um tempo em que ainda havia muros baixos em prédios altos.
E assim se passaram seis meses. Acho que foi este o tempo em que nossa rádio New Wave transmitiu a mesma alegria que recebíamos da Rádio Cidade. Tudo se deu em um tempo de casas, amigos e ruas agradáveis no bairro de Campo Belo.
e-mail do autor: [email protected]