No ano de 1955, minha professora de biologia Dona Nicia, nos fez um maravilhoso convite, ela iria nos levar ao teatro, não para ver uma peça mas sim uma exposição. Foi a magia das magias, nós não tínhamos muito dessas regalias. A exposição era O HOMEM E A MULHER DE VIDRO.
Quando entramos no saguão do teatro, que susto levamos, um imenso homem transparente completamente imóvel nos olhava de uma forma fria e tão real ao mesmo tempo. Suas entranhas se revelavam a nós com um lindo colorido vermelho brilhante. Eu estava extasiada com aquela figura que revelava de maneira muito suave quem somos ,sem a casca.
Quebrando um pouco meus devaneios, minha querida amiga Mirna Serafim me chamou, – vamos, nós temos que entrar todos juntos.
Quando dei por mim, estava dentro do teatro, cadeiras estofadas e uma pesada cortina de veludo vermelho que muito lentamente começava a se abrir, concomitantemente os acordes da belíssima melodia do Chaplin, LUZES DA RIBALTA, começou a tocar.
As luzes que foram se apagando devagarzinho, se apagaram por completo, eu não sabia se estava sonhando ou aquela era a mais bela imagem que eu jamais havia visto. No palco eis que surge a mulher de vidro, em tamanho natural, com movimento circulatório, coração pulsando; e a beleza indescritível do mistério da vida, repousando no seu útero um feto. Não sei precisar quanto tempo estivemos ali.
O meu choro silencioso, tirou risos das minhas amigas.
Voltamos ao saguão, nos dirigimos aos painéis explicativos da parte genética da nossa formação, eu estava tão concentrada que não percebi meus colegas se dirigirem para o ônibus, lá vem de novo minha querida amiga, acorda Mari vamos embora, que o ônibus não espera.
Dentro do ônibus as meninas queriam saber quem era o bonitão com quem eu conversava, estranho diziam elas, logo cedo e já de terno escuro e gravata? quem era o cara Mari? insistiam elas: Não sei deve ser alguém do científico, porque ele me explicou tudo de genética tão rápido e tão claro que jamais vou esquecer.
Estas foram minhas primeiras paixões inspiradoras para a escolha futura de uma carreira. Se anjos existem aquele deu um excelente recado. E EU OUVI. Marilena
e-mail do autor: [email protected]