Para o sr. Modesto Laruccia

Foi na década passada que tive o privilégio extraordinário de conhecer o site São Paulo Minha Cidade. Eu estava navegando pela internet e me deparei com tal preciosidade. Eu não imaginava uma iniciativa proveniente de um órgão da Prefeitura de uma megalópole com a capacidade de provocar emoções infindas. Espaço para se reviver situações, casos pessoais significativos, lembranças e, sobretudo, para se rejuvenescer com alegria.

De imediato me pus a escrever sobre a cidade. Uma São Paulo fascinante, contraditória e infinita que jamais me saiu da alma. Confesso que saí de São Paulo, mas a cidade jamais saiu do meu coração, dos meus sonhos, esperanças e sentimentos.

Sou imensamente grata a todos os escritores que me abraçaram. Jamais me esqueci de nenhum deles, mesmo tendo o site desaparecido do nosso alcance por alguns anos. Mas o sr. Modesto Laruccia… Ah!, o sr. Modesto…

Tive a imensa alegria em conhecê-lo num encontro na Prefeitura, quando da gravação de depoimentos para o site, em janeiro de 2012. Um espetáculo de receptividade, de serenidade, de sorriso puro e acolhedor. Jamais li alguma crítica ferina desse notável colega escritor: antes, elogios e demonstração de respeito e de aprendizagem.

Num dado momento da nossa conversa, chegou a abrir a carteira de documentos e me mostrou a foto da sua esposa: “Olha como a Mirtes é bonita!”

Linda sim, sr. Modesto, como linda era a sua narrativa de uma São Paulo sempre em efervescência, suas memórias de juventude, de trabalho e de construção de uma vida tão digna, invejavelmente correta.

Sempre tive receio de encontrar alguma notícia sua que não fosse favorável até que tive a coragem de procurar o seu nome cá no computador. Com  atraso proposital, soube da sua passagem para o mundo espiritual.

E daqui de baixo quero mandar o meu agradecimento, a minha alegria por tê-lo conhecido pessoalmente, pelo seu sorriso sereno, pelo visível respeito às pessoas, à família e à sua história de vida. Quero mandar o meu abraço fraternal e falar da emoção de tê-lo conhecido pessoalmente, mesmo com uma conversa de algumas horas.

Gratidão, sr. Modesto. Eu não poderia retornar minha caminhada no SPMC sem antes lhe homenagear, aplaudir e demonstrar o meu respeito e admiração. Minhas saudades e até um novo encontro.