Sou da Vila Andrade. Adoro tudo daqui não troco por lugar nenhum do mundo! Eu não sei muito sobre a história do meu bairro, mas nasci em Santo Amaro e desde que me entendo por pessoa eu vivo aqui! Encontrei apenas isso sobre meu bairro: Vila Andrade vizinha da Vila das Belezas, meu lugar!
Na divisa com o bairro do Morumbi, está a Vila Andrade. Com mais de 75 mil moradores no censo de 2000, a expectativa é que a população do bairro salte para quase 134 mil nos próximos dois anos. Em virtude de ter pertencido em tempos passados à Fazenda do Morumbi, a história da origem das terras da Vila Andrade se confunde com a do bairro nobre de São Paulo.
Já no século XX a área pertencia à rica família Pignatari. Nos anos de 1930 e 40, o banqueiro Agostinho Martins de Andrade possuía uma grande chácara no local que utilizava como recanto de descanso de sua família.
Depois de um tempo, após a morte do banqueiro, seus filhos venderam as terras, no final dos anos de 1950, para uma empreendedora, cujo um dos sócios era o proprietário da atual Camargo Corrêa. Assim, logo que a região foi loteada recebeu o sobrenome de Agostinho como homenagem.
Nas décadas seguintes até os dias atuais, a Vila Andrade não parou de crescer. Hoje, possui diversos empreendimentos, principalmente edifícios, que a faz ser considerada uma pequena Morumbi.
E-mail do autor: [email protected]