Rosh Hashaná 5.769/2008 – Shaná Tová

Novamente Higienópolis está em festa, com muitas faixas de felicidades nas lojas comerciais, anunciando o Rosh Hashaná, comemorado desde a noite de ontem, 29 de setembro de 2008, quando a grande comunidade judaica do nosso bairro comemorou sua noite de ano novo.

"Rosh Hashaná", em hebraico, significa literalmente a "Cabeça do Ano", ou simplesmente "Ano Novo", grandemente festejado pelas famílias hebraicas reunidas em torno de uma mesa farta de comidas típicas e saborosas, sempre acompanhadas de bom vinho e repleta de bons desejos… Portanto, aproveite e faça o seu.

Os alimentos apresentados na ceia de ano novo são repletos de belíssimo simbolismo, que passa despercebido pelas pessoas que desconhecem seus rituais.

Assim, o "mel", que em hebraico é "devash", representa a doçura que se espera que seja trazida pelo ano novo, por isso o pão e um pedaço de maçã são mergulhados no mel, para que esse desejo se cumpra. Do peixe, nesse dia, se come a cabeça, símbolo do início do ano, e a cauda é deixada porque ela representa o decorrer do ano.

Os chamados produtos "kosher", encontrados em diversas lojas do bairro, são produtos manuseados ou preparados de acordo com as leis religiosas e certificados por um rabino.

O Chalá é um pão trançado saborosíssimo, cuja massa pode ser suavemente doce ou salgada, polvilhado de semente de papoula, cortado com as mãos. Não se deve parti-lo com a faca, representa a união familiar que, entrelaçada, forma uma coisa só, e deve ser mergulhado no sal antes de comê-lo, por ser o elemento purificador e conservador da natureza.

O pão redondo recheado representa a eternidade, porque essa forma circular não tem começo e nem fim, não possui ângulos nem arestas; dessa maneira, o círculo representa o ícone dos votos hebraicos, para que todos tenham sempre um ano feliz e sem conflitos.

As diversas frutas, como maçã, damasco, uva passa, ameixa, romãs, tâmaras, amêndoas e laranja, aparecem em diversas versões, desde a natural, seca, recheios, bolos ou participando de pratos quentes, nas formas de purê ou delicados molhos.

No momento dessa celebração, é costume oferecerem chocolate com inscrições hebraicas como: "Shalom" – Paz -, "Shaná Tová" – Feliz Ano Novo -, "Estrela de Davi", formada por dois triângulos – forma geométrica perfeita, com três lados e três ângulos iguais -, entrelaçados, formando a estrela de seis pontas, sempre com os augúrios para que a pessoa tenha um doce ano. Independentemente da religião que ela professe, eles sempre desejam um ano de doces alegrias e felicidade!

Conhecendo os costumes de nossos contemporâneos, certamente conseguimos entendê-los cada vez melhor e aprender com cada um o que de bom pode nos ensinar.

Assim, como fiz nesta data aos meus amigos pessoais, envio minha receita de "saúde, paz, amor e prosperidade" a todos os brasileiros e aos que não são também… Para que comemorem a chegada de 5.769 – ou 2008, não importa o calendário – com toda a felicidade e a família sempre reunida.

Ingredientes:

FAMÍLIA (é aqui onde tudo começa)
AMIGOS (nunca devem faltar)
RAIVA (se existe, que seja pouca)
PACIÊNCIA (a maior quantidade possível)
LÁGRIMAS (todas devem ser secadas)
SORRISOS (os mais variados)
PAZ (em grande quantidade)
PERDÃO (muito e de diversas maneiras)
INIMIGOS (se possível, nenhum)
ESPERANÇA (não perdê-la jamais)
CORAÇÃO (quanto maior, melhor!)
AMOR (pode abusar)
CARINHO (importante!)

Lembrar sempre que:

Nem sempre os ingredientes da vida são gostosos, portanto temos que saber misturá-los, de acordo com a forma em que eles vão se oferecendo e se apresentando e, fazer com todos um prato saboroso.

Não se esqueçam:

De ter por perto essa receita todos os dias. Ainda que alguns ingredientes nesses tempos pareçam difíceis de conseguir, podemos consegui-los com um pouco de esforço… E se misturarmos bem o nosso prato, ele será único e inesquecível. Portanto, mãos à obra!!!

Foque:

Na possibilidade de renascer e fazer de sua vida, de nossa vida, uma vida diferente… Isso não depende dos outros, depende apenas de cada um de nós.

Usem e abusem dessa receita e…

SHANÁ TOVÁ!!! FELIZ 5769!!!

Observação: O arranjo de flores "Estrela de Davi" foi fotografado por mim na "Exposição de Esculturas com Flores de 2006", do "São Paulo Garden's Club", sobre a qual escrevi, representando a religião Judaica.

e-mail do autor: [email protected]