Parque da Aclimação

Fico muito triste quando leio notícia como essa que há poucos dias a imprensa de São Paulo publicou, sobre uma catástrofe cuja vítima, desta vez, foi o Parque da Aclimação, na capital paulista. A notícia dá conta que chuvas incessantes causaram o rompimento do vertedouro que controla o excesso de água, e em pouco tempo o lago se esvaziou, transformando-se num lamaçal.

O Parque da Aclimação tem 112.000m2 e foi criado em 1939. Possui uma estrutura com áreas para lazer, esportes e piqueniques. Possui também respeitável fauna, sobretudo de aves aquáticas, como gansos e cisnes e tantas outras espécies que fazem a alegria de seus frequentadores, além de uma flora com notáveis espécies nativas como a copaíba e o jequitibá rosa.

A operação para salvamento de algumas espécies foi comovente. Uma foto mostra populares e frequentadores do parque auxiliando os bombeiros no difícil resgate de cisnes e peixes. O povo é bom e solidário quando a causa é justa e honesta.

Confesso que não conheço o Parque da Aclimação, mas, seguramente, muitos dos colaboradores e leitores do São Paulo Minha Cidade devem tê-lo visitado muitas vezes, e imagino a dor e a tristeza que o acontecimento trouxe a essas pessoas.

Escrevam seus comentários, sempre oportunos e inteligentes, sobre aquele recanto de paz e de recreação, para completar e enriquecer esta pequena nota. Obrigado.

e-mail do autor: [email protected]