O quase ator do Cambuci

Quando eu morei na Rua Dom Duarte Leopoldo no Cambuci, por volta de 1962 ou 1963, por pouco não me tornei ator de cinema. Havia na rua o casarão das espanholas, onde viviam a matriarca Dona Inês e todas as suas filhas, a maioria casadas. A casa era dividida em várias casas menores e cada filha casada vivia em uma delas. Havia um pátio central onde eu ia brincar de bola com o Claudinho, filho da dona Cármen, uma das filhas. Um belo dia, um tio do garoto, o Jurandir, veio conversar comigo a respeito de uma série de filmes para TV que ele pretendia fazer e eu tinha o perfil exato que ele queria. Naquela mesma noite ele foi à minha casa pedir autorização para os meus pais. Eu faria o papel de um escoteiro. No primeiro filme eu teria a missão de salvar o Claudinho, que fugira de casa e entrara em um túnel de trem para se esconder e eu o salvaria de ser atropelado. Íamos filmar todos os domingos no Horto Florestal onde passava o trenzinho da Cantareira. As cenas do túnel foram filmadas na Serra de Santos nos trilhos da EF Sorocabana. Não sei se por falta de dinheiro ou por desentendimento entre produtor e diretor, o projeto não foi adiante. O primeiro e único filme ficou pronto, mas eu jamais o vi, porque no ano seguinte fui para o Interior morar com minha irmã. Foi uma experiência muito divertida, mas falando sério eu nunca achei que levava jeito para ser ator, eu era muito tímido.

e-mail do autor: [email protected]