Hidros da Guarapiranga

Os moradores dos bairros de Interlagos, Cidade Dutra, Jd. das Embuias, Socorro e dependências, e visitantes da Represa de Guarapiranga, devem se lembrar dos hidroaviões que faziam vôos panorâmicos sobre a represa e Autódromo de Interlagos; alguns podem até ter voado.

Alguns comandantes de grandes companhias aéreas fizeram seu batismo de vôo nesses aviões, mas poucos sabem que o comandante e proprietário desses hidros, na verdade, era um pioneiro da aviação mundial: Herbert Cukurs, muito condecorado em seu país (Letônia) e também fora dele.

Com seus filhos mais velhos, Gunnar Cukurs e Herbert Cukurs Jr. (PUCK), iniciou o turismo na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, nos anos 40, com seus aviões, aerobarcos, barcos a remo e pedalinhos e um restaurante flutuante; depois, em Santos e, por fim, na Guarapiranga, com os três hidroaviões, aerobarcos, pedalinhos e lanchas, em 64, na Avenida Robert Kennedy, 4.600 (na época, Avenida Atlântica).

Infelizmente, pelo alto custo de manutenção e combustível (gasolina azul, mais cara que o querosene) e pela idade do avião, que já começava a apresentar sinas de fadiga, houve o encerramento das operações em 1995, só ficando os passeios de lancha e barco. Os aerobarcos também foram aposentados – um pouco antes por causa do alto consumo e falta de peças de reposição.

Pois é, infelizmente, aos moradores e visitantes da represa, que um dia voaram conosco (sou neto de Herbert Cukurs), só fica a lembrança dos bons tempos, que um dia poderiam voltar.

e-mail do autor: [email protected]