No sábado passado retomei as caminhadas no Parque do Ibirapuera ou na Avenida Paulista, embora o parque seja muito mais atraente. Mas estou pensando em parar. Ocorre que eu não tenho um iPod e todas as pessoas que passam por mim ou cruzam meu caminho estão com esses aparelhinhos pendurados nas orelhas. Correm conversando ou ouvindo músicas.
Eu fico imaginando se todos eles, ao mesmo tempo, resolvessem tirar os fones de ouvidos de seus parelhos. Tenho a impressão de que não restaria uma única ave naquele parque, cuja fauna é magnífica.
E são pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos. Não sei o que eles aproveitam de suas caminhadas ou corridas, pois não ouvem os cantos dos pássaros e nem o barulho das folhas das árvores que tremulam ao vento.
Além do iPod os celulares são outros acessórios das caminhadas e a cada toque, uma música diferente. Tá ficando um saco andar por lá. Sou daqueles que caminham simplesmente e ainda não consegue passar na frente de um idoso. Ando calmamente durante sessenta minutos e vejo bundas de todos os tamanhos e de todas as idades à minha frente. Todos que andam por lá ou correm me ultrapassam com relativa facilidade.
Mas sou um cara persistente. Um dia eu estarei a mostrar minha bunda para aqueles que eu ultrapassar durante a caminhada ou quem sabe até numa tentativa de corrida.
Mas voltando ao iPod, eu gostaria de saber, e para isso vou prestar mais atenção, se eles correm ou andam no ritmo das músicas que ouvem. Uns andam mais lentos, outros balançando os braços, outros correndo freneticamente à frente de seu cachorro que, como eu, não tem um iPod. E como eu também está com a língua de fora.
É curioso andar no Ibirapuera. Lá tem uma paisagem deslumbrante, muitas árvores, muitas flores, muitas aves e, dentre elas, se destacam os cisnes negros e quase ninguém olha para eles. É como se fossem patos de pescoços compridos.
Hoje de manhã não fui fazer a caminhada, irei mais tarde ou talvez caminhe pela Paulista no dia de hoje. Ao invés de árvores tem fumaça, mas lá eu consigo passar na frente de algumas pessoas, ando em ritmo de cidade grande. Não sei se dará para ir ao Ibirapuera. Por enquanto, meu equipamento de caminhada é uma bermuda, uma camiseta velha e um tênis meia boca. É, eu acho que um iPod não combina mesmo comigo.
e-mail do autor: [email protected]