As chácaras da Vila Mariana

Quem não se lembra das chácaras que existiam na Vila Mariana, onde as donas de casa fartavam-se diante de tantas verduras fresquinhas, colhidas na hora pelos chacareiros? Homens rudes, mas educados, trabalhadores que desde o alvorecer já estavam lá, no suado "batente", e cuidando de suas plantações com tanta dedicação. E olhe que nem se pensava em ecologia e planeta sustentável.

É verdade, onde hoje passa a Av. Ricardo Jafet antes eram as chácaras que dominavam aquele pedaço e os chacareiros, vermelhos de tanto carregarem regadores imensos, iam de lá para cá atendendo a freguesia sempre com muita educação e cortesia.

– “Ei moço, me dá um pé de alface e um maço de salsinha?”

– “Claro senhora, não quer escolher?”

– “Não”, dizia a senhora apressada, “pode escolher, mas sei que todas estão lindas.”

Outra gritava lá adiante:

– “Moço, me dá cenouras e um maço de mostarda?”

– “Claro senhora, já está na mão.”

Todos se conheciam, e essa convivência de nós paulistanos com os imigrantes era muito boa.

“Eta tempinho bom!” O cheiro que brotava da terra enquanto eles regavam as verduras, tenho até hoje na minha lembrança e nas boas recordações da infância, assim como guardo na retina a visão daqueles campos verdinhos, com plantações também de flores e vegetais.

Que pena que tudo se foi e no lugar de verdes campos temos hoje carros, poluição, asfalto e muita falta de educação.

Um beijo

e-mail do autor: [email protected]