À tardinha, saíamos para o bar São Paulo que ficava na Avenida Celso Garcia, quase esquina com a Rua Tuiuti, à fim de tomarmos uns “Gorós” e assistirmos aos jogos do sábado… Assim que chegávamos o Sr. Tomaz já colocava aquela “mardita” que tomávamos em um trago só, até esquecendo-se do santo… Ao sentarmos, ele já trazia aquela loira estupidamente gelada. Em menos de cinco minutos já trocava de garrafa porque aquela foi para esquentar a garganta.
Ele, então, ligava a vitrola (pick up da época) e colocava aquela música do Anísio Silva "Quero beijar tuas mãos" e logo batia aquela dor de cotovelo… Troca de garrafa, a próxima era do Ray Coniff "La Mer", nos levando para aqueles bailes de formatura nos salões do Aeroporto, Clube Pinheiros e Circulo Militar… Troca de garrafa, agora ele coloca aquela do Johnny Rivers "Do you wanna dance" nos levando para os bailinhos de fundo de quintal, lá na Rua Platina, Rua Domingos Agostinho e Rua Rocinha… Troca de garrafa, agora vem a do rei, Roberto Carlos, "Como é grande o meu amor por você", que nos levava para a sala na casa da namorada com a avó sentada, ao lado, assistindo "Jovem guarda"… Troca de garrafa, para tirar um sarro "di eu" (como diz o caipira) apesar de que, amo música sertaneja, seu Tomaz colocava aquela do Tonico e Tinoco "Saudades de minha Terra", por saber que sou interiorano, no que meu amigo Edson Braz, aproveitando a deixa, ia logo comentando: “Ô Aureliano, em sua terra natal Vera Cruz, quando recebia o salário, ia ao restaurante com a família toda, entrava correndo e ia logo escolhendo a mesa gritando para sua prole: Vamo imendá as mesa”, só risos da galera, mas que amigo da onça era esse meu amigo.
De repente, parece que acordamos e em um piscar de olhos o Timâo entra em campo… Ficamos com os olhos esbugalhados na tela da TV, nem piscamos… Dez minutos de jogo o adversário faz um gol… Dou um murro na mesa com tanta força que só senti a dor no dia seguinte, tentando lembrar o porquê de o punho estar doendo e inchado… Troca de garrafa, mas parece que a loira gelada já não tem o mesmo gosto, não sei se é pela raiva ou porque já bebi demais… Vinte minutos e o juiz expulsa um jogador do Timão. Aí não dava para aguentar, somente o delegado mesmo. Belas tardes de sábado lá no Bar São Paulo do seu Tomaz, no querido Tatuapé.
E-mail: [email protected]