Como surgiu o Hospital e Maternidade São Luiz

Estávamos com cinco anos de idade quando, em 1938, meus pais conheceram dois médicos recém- formados que se instalaram em consultório numa casa da "Estrada Velha de Santo Amaro" (hoje Avenida Santo Amaro), próximo à nossa residência. Seus nomes: Dr. Alceu de Campos Rodrigues e Dr. Renato Fairbanks Barbosa.

Quando algum problema de saúde nos atingia, a pedido de meus pais um ou outro comparecia para atendimento médico. Eram os médicos da família que naquele tempo ainda existia. Além do atendimento profissional, começou a existir um entendimento cada vez mais cordial entre meus pais e os médicos. Ainda em 1938, com a companhia de outro médico recém-formado, Dr. Paulo Gomes Carneiro, iniciaram a formação de um grupo de associados representados por famílias moradoras da região.

Meu pai, Domingos Capuano, foi o sócio fundador “número 1”, ao adquirir o título familiar do qual fazíamos parte como dependente. Cerca de dois anos depois, com o aumento de famílias se associando e com participação de outros médicos, foi oficialmente constituída a primeira Clínica Hospitalar no bairro Vila Nova Conceição, denominada "Beneficência Médica Brasileira". Naquela época havia no local uma farmácia cujo proprietário "Sr. Barros" cedeu o lugar para a instalação da referida clínica. E foi assim que tudo começou para se chegar ao que é hoje o Hospital e Maternidade São Luiz, uma das mais importantes redes de Hospitais do país.
Sempre como associados, acompanhamos todas as melhorias e ampliações ocorridas ao longo dos anos.

Como curiosidade, voltando aos anos 40, recordamos a imagem de um rapaz com cerca de 14 ou 15 anos, trabalhando no escritório, logo na entrada da clínica, trajando "calça curta", que era a indumentária que se usava na época para essa idade. Decorridos vários anos, aquele rapaz imberbe de "calça curta" dos anos 40 veio a ser o Dr. Geraldo Ferreira Célia, médico Ginecologista, Obstetra, Anestesista, Clínico Geral em muitas ocasiões e ainda, quando possível, Médico da Família.

Passaram-se os anos e nós sempre como associados, continuamos fiéis aos procedimentos a nós dispensados por 71 anos ininterruptos, em uma única Instituição Hospitalar, e que ambicionamos que esta condição de associado seja interrompida… somente por falecimento.