Pacaembu, 1949

Eu adoro jogo de futebol como todos os brasileiros, eu torço para o Corinthians, já fui fanático, hoje não.

Estava lembrando o primeiro jogo que eu assisti dentro do campo. Foi em 1949, eu tinha 9 anos, o meu pai era palmeirense, mas gostava de futebol. Fomos ao Pacaembu, jogava São Paulo x Ponte Preta. Era um sábado à tarde.

O meu pai parecia que ia numa festa, de terno, gravata e chapéu, eu também, todo alinhado. Sentamos nas arquibancadas, eu reparei que as torcidas também estavam bem vestidas, muitos homens de chapéu como o meu pai.

O São Paulo venceu por 1 x 0, gol do ponta direita Duval (era um mulato que tinha vindo do Fluminense).

Na semana seguinte fui numa quarta-feira à noite assistir Corinthians 5 x 1 Palmeiras, foi aí que passei a torcer para o Corinthians, a contra gosto do meu querido pai.

Nesse jogo o meu pai estava todo alegre, no início do jogo o Odair (ele tinha vindo do Santos F. C.) fez 1 x 0. Mas o Corinthians virou o jogo.

Nós estávamos sentados, todos juntos, corintianos e palmeirenses, não houve uma briga. Acabou o jogo, todos saíram conversando sobre a partida. Fomos comer uma pizza, e fomos para casa tranquilos.

Eu sempre ia com o meu pai no Pacaembu, era uma época romântica, era muito bonito o estádio, era alegre, dificilmente tinha uma briga.

Ao contrário de hoje, em que as torcidas uniformizadas levam até bomba caseira. Parece que vão para a guerra. Todos bêbados, sem camisa, gritando, são uns verdadeiros loucos. Quantas mortes não vimos acontecer sem motivos. Briga entre a mesma torcida. É horrível assistir jogo hoje nos estádios.

Quantas saudades dos velhos tempos do lindo Pacaembu.

e-mail do autor: [email protected]