Nesta nublada manhã de domingo, saí para o meu habitual passeio pelas ruas do meu querido Ipiranga.
Chegando à Rua Agostinho Gomes, no quarteirão compreendido entre as ruas Lucas Obes e Almirante Lobo, parei em frente ao número 2197, lá está a casa onde passei a minha infância (hoje já modificada). Do outro lado da rua havia uma casa que, lá pelos idos da década de 40, foi habitada por uma família que veio do interior de São Paulo.
Lembro-me que quando a mudança chegou houve a natural curiosidade da vizinhança para saber quem seriam nossos novos vizinhos. Entre os membros dessa família havia uma moça, que na época devia ter seus dezoito anos, e eu, um menino de pés descalços, deveria ter meus dez anos. Essa garota chamava-se Ruth, tinha longos cabelos loiros e olhos azuis.
De repente aquela figura despertou em mim um sentimento estranho, ela não me saía do pensamento, chegou a perturbar meus momentos de lazer e a prejudicar meus trabalhos escolares, pois eu vivia pensando nela. Cheguei a escrever seu nome nos muros da redondeza utilizando um pedaço de carvão, e a todo o momento procurava estar sempre perto dessa garota. Ela nem sequer imaginava que aquele pivetinho descalço e de calças curtas nutria por ela uma avassaladora paixão!
O tempo correu e um dia deparo-me com a Ruth de braço dado com o Carlito, filho de Dona Julia e do Senhor Carvalho, vizinhos dela. A cena me causou profunda tristeza e durante algum tempo cheguei a odiar aquela garota, pois eu achava que ninguém tinha o direito de trair os meus secretos sentimentos. Cheguei até a evitar a presença dela.
O casamento dos dois ocorreu uns dois anos depois, eu já com mais idade fui seguindo por outros caminhos e acabei por aceitar a nova situação, mas mesmo assim, ainda hoje, me recordo daquele tempo, e lá num dos escaninhos do meu coração, como diria o saudoso Fiore Gigliotti, o nome Ruth ficará para sempre incrustado na minha lembrança.
Outras vieram depois dela, mas isso fica para as próximas histórias que pretendo escrever.
e-mail do autor: [email protected]