Meus ídolos do futebol paulistano da infância

Como todo garoto tipicamente paulistano e como todo amante de futebol que se preze, eu também tive meus inesquecíveis ídolos do futebol paulistano de minha infância. Aliás, quero aqui assinalar, antes mesmo de citá-los, que tamanha ou mesmo extrema era a minha alegria, seja ao vê-los de perto nas arquibancadas do Pacaembu ou Morumbi, seja ao vê-los estampados em jornais e revistas da época como a “Placar”, ou melhor, ainda é hoje a minha mais gostosa lembrança do futebol de minha infância que eram os chamados “Cards de craques do futebol da ‘Ping Pong’”.

Adentrando de fato na lembrança dos meus ídolos do futebol paulistano de minha infância e como bom "são-paulino que sou", o primeiro deles foi o incrível Valdir Peres, “eta" golerão que foi o “valdirzão”!, sim, foi ele o meu primeiro grande ídolo no futebol, tanto assim o foi que recordo-me que nas "peladas" que eu jogava com meus amigos de bairro ou mesmo na escola, quando eu ia para o gol e fazia minhas "defesas" sentia-me o Valdir Peres em pessoa! Digo mais, lembro-me ainda que naquela época ainda não havia propagandas nas camisas de futebol e tanto o distintivo do time como o número que iam às costas eram bordados e meu saudoso pai mandava para a costureira fixá-los à camisa.

Seguidamente ao grande Valdir Peres, muito admirei, vi jogar e demais torci também por outros dois grandes nomes, tanto do meu amado SPFC como da própria seleção brasileira e do próprio futebol paulista e brasileiro que, sem sombra de dúvidas, foram Serginho Chulapa e Careca… “Puxa”, quantos gols, quantas lembranças maravilhosas os dois me trazem! Desse tempo, recordo-me, dentro de minha faixa etária de 40 anos, de muitos outros "craques" aqui mesmo e até de outros times como o Sócrates e o Casagrande do Corinthians, o Jorge Mendonça, o Jorginho pelo Palmeiras, o João Paulo, o Juari, o Pita pelo Santos, o Enéas e o Dener pela Portuguesa, enfim, jogadores que não atuavam no meu time, mas que eu também muito admirava seu futebol, cabendo aqui, mesmo que fora de São Paulo, minha admiração e homenagens ao Zico e ao Roberto Dinamite, também grandes craques que merecem e mereceram a minha admiração e daqueles do meu tempo de infância e juventude aqui em São Paulo.

E-mail: [email protected]