Maria (a vizinha), a jabuticaba e o licor

Tenho uma vizinha chamada Maria, mulher lutadora e muito, só para terem uma ideia é a nossa presidente da Associação Recanto dos Nobres, Araguava, somos vizinhos do Recanto Campo Belo, Jardim dos Alamos, Parque Florestal, Jardim Araguava, cito alguns desses nomes porque um dia teremos um parque linear nessa região e alguns nomes desaparecerão (já existe o nome Parque Linear Jaceguava), como há anos participo dessa associação conheço bem a região e em detalhes, como acontece no primeiro sábado do mês, nos reunimos para tratar de assuntos pertinentes a comunidade e sempre são vários. A nossa sede fica na sua casa, pois não temos local definido, isso é uma das suas gentilezas, tudo em nossa região é heterogêneo, por isso somos diferenciados.

Em uma visita que fiz ao casal Maria e Antonio Lemos, seu esposo, homem de coração sem tamanho, em um desses bate-papos, ela serviu-me um licor e perguntou-me: do era feito? Respondi: jabuticaba, por ter um pé em casa e dar três "cargas" durante o ano ou às vezes duas, não coloco adubo, recebe água pura da chuva ou do poço fertilizante, 100% orgânica, a jabuticaba parece ter sabor de mel, então a Maria deu-me a receita:

1- Colocar a jabuticaba dentro de um vidro (quantidade a gosto do barista) antes de lavá-las, do jeito que as colheu.
2- Ter lavado bem o vidro, colocá-las dentro do mesmo e fechá-las por um período de dez ou 15 dias, sem mexer, durante esse período ela vai fermentando, então vira todo líquido a jabuticaba.
3- Abra o vidro, coloque o líquido dentro de uma jarra e misture com açúcar mascavo ou outro.
4- Mexido ambos, misture com pinga pura, escolha da melhor qualidade, caso queira, substitua o açúcar por leite condensado, qualquer um dos dois ingredientes o licor fica ótimo.
5- Coloque em um litro e deixe na geladeira, depois é só servir.

Fiz essa receita com minhas jabuticabas, a princípio com um kg de jabuticaba, 1 litro de pinga, açúcar a gosto. Ficou uma delícia modéstia a parte, quando aparecem amigos em casa sirvo, até agora ninguém reclamou, pelo contrário.

Quando fizerem façam com carinho, afinal, jabuticaba só tem no Brasil e em São Paulo é mais difícil ainda. A propósito, tenho dois litros em casa, por enquanto quem quiser experimentar é só enviar um email (até enquanto durar). Vejam o que rende bons vizinhos, um bom papo e uma boa receita com fruta única.

Até a próxima receita.

Obrigado Maria.