Leia as Histórias

Categoria - São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades Sanduíche de Pernil Autor(a): Antonio Ferreira da Silva - Conheça esse autor
História publicada em 15/12/2005
Corria o ano de 1956, nós morávamos então na cidade de Mauá, hoje faz parte da grande São Paulo, meu pai naquela época trabalhava como empreiteiro na fazenda da empresas Matarazzo... famosas naquele tempo com o pomposo nome de IRFM - Industrias Reunidas Francisco Matarazzo, quem é daquele tempo vai se lembrar do caminhões amarelos com o emblema do Matarazzo nas portas, era um desenho de fabricas com seus chaminés fumegantes com as palavras escritas abaixo: Fides, Honor, Labor, cuja tradução, meu pai dizia ser: Fidelidade, Honra, Trabalho. Ele pode até ter errado na tradução... mas assim ficava muito bonito.

Para mim, dessa época, ficou guardado na memória as viagens que fazia junto com meu pai, para ir de nossa casa na fazenda até os escritórios do Matarazzo, no centro em São Paulo. Era mesmo uma viagem... saiamos de casa pela manhã , íamos até a estação de trens em Mauá, de trem seguíamos até a Estação da Luz em São Paulo e ali pegávamos o bonde até bem pertinho do escritório, cujo prédio hoje é a sede da Prefeitura de São Paulo.
Terminada a reunião com seus chefes, saiamos e voltávamos novamente de bonde até a rua Mauá, bem em frente à Luz, havia um bar... só me lembro que era BAR E RESTAURANTE, o nome desse bar não guardei. Ali meu pai pedia os Sanduíches de Pernil mais gostosos que eu já comi na minha vida... Que saudade ... Do bonde, do trem, do meu pai, do sanduíche de pernil...
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 15/09/2010 Nasci em São Paulo, mas, hoje moro em Fortaleza-Ce.
Toda vez, que vejo matérias falando da gastronomia paulistana, principalmente, desses sanduiches deliciosos, que comia-mos apressadamente quando íamos para o trabalho, bate uma saudade que só quem nasce aí sabe. Ali na rua 15 de Novembro, em frente ao antigo banco nacional, tinha uma lanchonete que fazia uns sanduiches de pernil delicioso. Alguem sabe dizer se ainda existe?
Enviado por Sebastião - [email protected]
Publicado em 14/09/2007 Dizem que no IRFM o F era de fabricas e não de Francisco.

Voce já comeu o sanduiche de pernil do bar "Estadão", na esquina da Major Quedinho com Martins Fontes ? Acho que vai dar para voce matar as saudades.
Enviado por Israel Beigler - [email protected]
Publicado em 05/09/2007 Na década de 50, eram saborosíssimos esses sanduiches, mas dos que eu me lembro, eram comprados próximos à estação na esquina da rua São Caetano. Na rua Maua, existe a belíssima Vila Inglesa tombada pelo Patrimôneo Histórico. Enviado por Mirça Bludeni de Pinho - [email protected]
« Anterior 1 Próxima »