Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Lembranças de São Miguel Paulista Autor(a): Adeimar Vicente Santana de Toledo - Conheça esse autor
História publicada em 19/09/2013

Nasci em 15 de novembro de 1940 e morei no bairro da Penha até início de 1955. A partir daí, passei a morar em Mogi das Cruzes, onde estou até hoje, aos 72 anos de idade. Como meu pai, Adair Correa de Toledo, morava em São Miguel Paulista. Na Praça Campos Sales, hoje Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, eu passava os finais de semana e férias escolares, lá na casa de meu pai. Lá, fiz vários amigos: Cido, Jura, Levi, Gino, Edmilson e outros. Lá, também morava minha tia Vitória e meus primos Erminda, Valdomiro, João, Nelson, Sinésio e Sérgio.

Recordo da Escola de Datilografia que ficava ao lado da casa de meu pai, dos Cines Lapena e São Miguel, da Farmácia do Senhor Alfredo e Dona Risoleta, que tinham os filhos: Marlene, Elizabete, Orlando e Reinaldo; da Antiga Igreja, do Padre Aleixo Monteiro Mafra, torcedor do São Paulo Futebol Clube; do Posto de Gasolina do Senhor Adelino Guerra; das famílias: Miragaia, do Tarcílio Bernardo, do Dr. Campos, do Dr. Santana, do Vereador Aurelino Soares de Andrade.

Lembro ainda do Salão de Baile Fubá, do Bar Cascatinha, do Bar do Amâncio; dos times de futebol do Nitro Química, do Esporte Clube São Miguel e do time da empresa de ônibus Penha-São Miguel, onde meus cinco primos jogavam.

Quando tinha uns dez anos, brincava de mocinho e bandido nos morros da Vila Jacuí. Na sede do Clube Nitro Química, havia bailes e os de Carnaval eram muito concorridos.

No Natal, a Companhia Nitro Química distribuía presentes aos filhos de seus funcionários e havia também uma grande festa com comes e bebes.

Lembro ainda do Armazém do Senhor Nestor, do Alambique Casteluche e da Trotil. Em 1956, já morando em Mogi das Cruzes, fiz a terceira série ginasial na Escola Estadual Prof. Rosweel Freire, em São Miguel Paulista, para onde ia todas as noites com os ônibus da Empresa Mogi Ltda.

Grandes Recordações de São Miguel Paulista.

E-mail: [email protected]
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 24/09/2013

Pantarotte. Atendendo sua solicitação, lí ou melhor relí sua história" São Miguel dos Anos Cinquenta". Ví até que eu tinha feito um comentário em 07/11/2009. Foi muito bom reler sua história. Lí também as 04 páginas de comentários. Gostei muito. Parabéns. Adeimar.

Enviado por Adeimar Vicente Santana de Toledo - [email protected]
Publicado em 24/09/2013

Também sou desse tempo Adeimar:

Se puder leia matéria por mim escrita neste site com o titulo "São Miguel dos anos Cinquenta". Assim vc poderá confirmar muita coisa. Leia também os comentários feitos, quem sabe encontre alguém conhecido.

Forte abraço.

Pantarotte

Enviado por Pantarotte - [email protected]
Publicado em 20/09/2013

Adeimar, conheci Sao Miguel no tempo da Nitroquimica, nem sei se a firma ainda existe, parabens pelo texto.

Enviado por Nelinho - [email protected]
Publicado em 20/09/2013

Adeimar, conheci Sao Miguel no tempo da Nitroquimica, nem sei se a firma ainda existe, parabens pelo texto.

Enviado por Nelinho - [email protected]
Publicado em 20/09/2013

As lembranças estão sempre nos "cutucando", né, Ademar? assim é nossa vida; o bom disso é que ainda estamos VIVOS. parabéns, Toledo.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - [email protected]
« Anterior 1 Próxima »