Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Dona Ruth Junqueira Leite e a Escolinha das Acácias Autor(a): Gabriel Junqueira Leite - Conheça esse autor
História publicada em 05/03/2007
Eram os idos 1967, meu pai Manoel Netto Leite, médico, acabara de construir nossa sonhada casa, na Rua das Acácias, atrás do Meninópolis e do Beatíssima, com dificuldade, pois era funcionário público, ou melhor, chefe do posto de puericultura do Brooklin e médico do antigo SAMDU, além de ter seu consultório particular em cima da auto escola feiticinho, do Arnaldinho, na Rua Matias Cardoso. Como se vê, funcionário público já ganhava pouco desde aquela época.

Minha mãe, Ruth, para ajudar nas despesas, já que seus 4 filhos iam de manhã para o Beatíssima ou para o Meninópolis, resolveu trabalhar, pela manhã, como professora da Escola Patinho Feio, ao lado da Kibom, do Sr. Plínio, mas como havia sido normalista interna da Escola São Domingos de Poços de Caldas, diziam que o seu diploma não valia aqui em SP e portanto ganhava menos do que as outras professoras.

Lembro-me muito bem, ela, baixinha chegando a pé cansada carregando nos braços os cadernos encapados da molecada para corrigir e eu e o Nenê (Carlos Roberto), já no colegial e no ginasial respectivamente, ajudando-a nesta tarefa, era até divertido.

Após 2 anos nesta labuta e morando na parte de cima do sobradão, pois tínhamos poucos móveis na parte de baixo, minha mãe com o incentivo de seu irmão, meu tio Bié, Gabriel Azevedo Junqueira, grande médico e uma pessoa carismática, com consultório em cima da Padaria Danúbio Azul, comprou os móveis de uma escolinha que estava fechando e no ano de 1969 começou a funcionar, na parte de baixo e no quintal, a Escolinha das Acácias na antiga rua das Acácias hoje Pássaros e Flores .

Meu pai conta que após comprar os brinquedos usados, precisava deixá-los como novos e então foi à Loja Marytintas, na Av. Morumbi, do seu Waldir, e este estranhou o doutor comprando tinta e pincel, e que ao saber do início da escola, com a confiança que tinha nele, pediu para reservar um lugar para sua filha Isabel, mal sabia ele que ela seria a primeira aluna a ser matriculada e ao chegar em casa e dizer que já tinha feito a primeira matricula, sem mesmo a escola ter sido aberta, todos se animaram.

Com o entusiasmo e o carinho de Tia Ruth e já começando a ser ajudada pelas minhas irmãs que estudavam no Beatíssima, Beatriz (Bia) e Eliana (Lili), a escolinha progrediu e precisou alugar as casas ao lado, onde então começou a funcionar o Berçário já sob o comando da Denise, psicóloga, casada com o Nenê que veio somar com a família e que com sua experiência e dedicação, preparava os bebês para o ingresso na Escolinha.

Papai, após se aposentar, sempre habilidoso, passou a ser o chefe da manutenção da escolinha, era o pintor, carpinteiro encanador e nas férias de fim do ano, fazia a revisão geral em todos os brinquedos, era como se fosse o seu jardim de infância, e sempre teve orgulho de estar junto com sua esposa em todos os momentos da Escolinha.

A escolinha sempre cresceu, ficava cada ano mais bonita, o que se ganhava era praticamente investido na escola para conforto e prazer dos alunos, assim como tem professores de muitos anos, os aluninhos já são filhos e até netos de ex -alunos ou de amigos nossos na juventude e com que orgulho minha mãe nos conta quando eles dizem orgulhosos que deixam seus filhos aos cuidados da escolinha por que sabe que a tia Lili e todas as professoras tem a mesmo amor que ela.

Dna. Ruth e Dr. Manoel são pessoas “carimbadas” no bairro, pois por onde andam tem sempre alguém que os cumprimenta, ou foram clientes dele ou freqüentaram a escolinha dela, ou foram amigos dos seus filhos e esse carinho para com eles é que faz com que eles tenham orgulho de sempre terem morado no Broolkin .

Hoje após 37 anos Dna. Ruth apesar de não ser presença constante da rotina da escola está sempre atenta a tudo que lá ocorre, pois após a saída da Tia Bia, que acompanhou seu marido Álvaro Correia Pinto para viver em Arujazinho, hoje tia Lili tomou as rédeas da Escolinha e junto com a Denise no Berçário são um time unido que tornam verdadeiro o lema:

Escolinha das Acácias: uma escola com amor & um amor de escola.
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 21/12/2009 Uma história com amor & um amor de história

Bie, tenho orgulho de te-lo como amigo

Um abraço

Bicudo
Enviado por Luiz Heitor Penteado de Almeida Bicudo - [email protected]
Publicado em 23/11/2009 quero retornar ao meu pais, ao Brooklin onde vivi com minha familia. Quero ser feliz ai, com meus filhos. Na minha terra, no meu pais, com minha gente. Ciao, obrigada por esta historia gostosa que me fez recordar com carinho o que é ser brasileiro. Com carinho, Vania Enviado por Vania - [email protected]
Publicado em 23/11/2009 Ai, ai, que saudade do meu Brasil. Eu estava aqui, procurando escolas que tem inclusao em Sao Paulo.. dai nao sei como comecei a ler a historia da escolinha das Acacias. Fiquei comovida com a descriçao, o jeitinho de escrever brasileiro. Estou morando na Italia ha 6 anos, vim para ca porque mi tinham dito que para meu filho, que tem sindrome de down, seria melhor aqui. Mas a escola se esta mostrando muito diferente daquilo que pensei e sonhei para meu filho e agora, depois de 6 anos, quero retor Enviado por Vania - [email protected]
Publicado em 11/09/2009 amigo bela historia passei minha infancia no brooklin estudei no patinho feio, hoje moro no interior e nosso brooklin esta tão diferente... Enviado por klaus - [email protected]
Publicado em 16/09/2008 Fiquei emocionada com a História desta família e escola.
Parabéns Dona Ruth e equipe pelo trabalho lindo que sempre fizeram.
Com carinho,
Monica Lobo - Escola Pueri Domus
Enviado por Monica Lobo - [email protected]
Publicado em 06/09/2008 Linda historia! Escola maravilhosa! Uma verdadeira conquista! Sabemos na pele o que é ser dona de escolinhas e sabemos que um dia teremos vez!Voces merecem todo sucesso do mundo! Um abraço! Alessandra(pedagoga da Escola) Enviado por Escola Infantil Estação Criança-Alessandra - [email protected]
Publicado em 13/05/2008 Caro Bié,fico admirado com sua memória e a capacidade de relembrar fatos tão comuns a nós todos.Outro dia por acaso encontrei-me com o Nenê, o tempo (umas tres horas) foi curto para tentarmos passar a limpo alguns capitulos de nossa vida comum..
Hoje,quando ando em shopping centers,praias ou mesmo vejo TV e noto tantas crianças com o nosso nome lembro que por muito tempo voce era o unico xará que eu tinha, eram raros os "Gabrieis" no nosso tempo,fomos pioneiros.
Tenho muito orgulho disso.
Um grande abraço do "Xará"
Bilé
Enviado por Gabriel Petroni - [email protected]
Publicado em 24/12/2007 Veja você ...

Eu aqui "que nem louco" procurando por um amigo no Google e encontro esta estorinha deliciosa.

Mas ... o que tem a ver esta estória com o amigo que procuro???

Pois é, o amigo é o Carlos Roberto: o Nenê para vocês, e o "Grego" para alguns amigos.

Beijão, Feliz Natal e Feliz 2008.

Antônio Luíz (o Magrão).
Enviado por Antônio Luíz de Freitas - [email protected]
Publicado em 30/09/2007 Olá Gabriel,sou filho de Ercília de Oliveira Machado que foi sua baba quando vocè nasceu aqui em Maringá no Paraná,seu pai foi médico no hospital Maringá onde minha mãe trabalhou com auxiliar de enfermagem,gostaríamos de saber mais sobre seus pais para que eu pudesse inofmar a minha mãe,aguardo suas notícias por e-mail,forte abraço,Kiko Machado Enviado por KIKO MACHADO - [email protected]
Publicado em 15/03/2007 Caro primo! Parece que estou vendo o início tão duro de nossas vidas naquele São Paulo tão diferente de hoje.Parabéns pelo texto pois as novas gerações precisam saber o que aconteceu e o sucesso de meus queridos tios Manoel e Ruth e da Escolinha das Acácias! Enviado por Diana Junqueira Teixeira - [email protected]
« Anterior 1 2 Próxima »