Leia as Histórias
Fui padrinho de casamento de um Sr. Italiano que (como todo bom italiano) tinha lá suas filosofias e uma delas era "morremos e não aprendemos nada, uma metade na vida compra outra vende, a vida é uma eterna aprendizagem", etc. e tal e “mariposa”.
Quando andamos por São Paulo a trabalho, a passeios, a negócios, principalmente o paulistano, nem sempre se atentam em levantar os olhos um pouco acima do horizonte da sua visão para observar esta metrópole, pois nas divisas de São Paulo com seus municípios, como Diadema, não vemos uma divisa que nos chame atenção de alguma forma, a não ser na Avenida Cupecê onde está escrito divisa, com Taboão da Serra temos o córrego Pirajussara, um “piscinão” no começo da BR-116.
Em São Caetano temos o rio Tamanduateí, estrada das Lagrimas, em Guarulhos o bairro dos Pimentas onde sempre tem encrencas por causa das enchentes do rio Tietê, ou seja, sua várzea com Franco da Rocha também tem enchentes, ali existe o bairro de Perus, as enchentes inundam a cidade toda, Itanhaém tem um bairro chamado Marcilac do seu alto avistamos parte da Baixada Santista, além destes, temos Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Carapicuíba, São Bernardo do Campo, São Caetano.
Mas uma divisa que poucos sabem é São Paulo com Osasco, na parte de cima tem uma Avenida chamada Leão Machado, o túnel liga um shopping de Osasco com um estacionamento de São Paulo, por muitos anos era aberto, mas um débito da cidade de Osasco com São Paulo, está fechado, deve ter uns 200 metros de extensão, está lacrado, não sei a data da sua construção.
Ainda não conheço uma divisa de estado, país, com essa peculiaridade: um túnel, somente o canal que liga França e Inglaterra pelo mar, hoje temos bairros com população de país ou bairro que um dia foi município, como Santo Amaro, vejam alguns dos famosos bairros de São Paulo: Aricanduva; Itaquera e Guaianases; Perdizes/Pompeia; Ipiranga; Perus; Artur Alvim; Itaim Bibi; Pinheiros; Butantã; Jabaquara; Pirituba; Barra Funda; Jaguara; Ponte Rasa; Belenzinho; Jaguaré; São Miguel; Bixiga ou Bela Vista; Jaraguá; São Mateus; Cidade A. E. Carvalho; Jardins; Santana; Cidade Tiradentes; J. Ângela E J. S. Luis; Santo Amaro; Capão Redondo; Lapa; Sapopemba; Carrão; Liberdade; Tatuapé; Casa Verde; Marsilac; Tucuruvi; Ermelino Matarazzo; Mooca; Vila Carrão; Freguesia do Ò; Moema; Vila Formosa; Grajaú e Pedreira; Morumbi; Vila Madalena; Higienópolis e Pacaembu; Parelheiros; Vila Maria; Itaim Paulista; Penha; Vila Mariana; Vila N. Conceição; Vila Prudente; Vila Ré.
Todos com suas datas de fundação, pelos respectivos nomes deduzimos qual a razão, tenho um especial que tem a data do meu nascimento: 25 de novembro, ainda existem outros, mas com certeza esses formam a nossa Sampa.
E-mail: [email protected]
Você precisa estar logado para comentar esta história.
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Modesto Enviado por Modesto Laruccia - [email protected]