Leia as Histórias
As memórias, com o passar dos tempos, vão se esgotando. Os fatos corriqueiros parecem não merecer um registro mais rico do escritor de rabiscos, ou então, a soberba tomou conta da minha simplicidade e os arroubos de um grande escritor dominaram, em definitivo, meu ego indefeso.
Essas dúvidas têm assomado meus pensamentos e prejudicado as minhas tentativas de novos rabiscos. Ontem, por força de compromissos, fui com minha companheira até o fórum central de São Paulo, o Fórum João Mendes Junior. Ao entrar naquele suntuoso espaço, minha memória foi ativada e lembranças de muitos anos atrás vieram, como que por magia, e se instalaram em mim como se tivessem ocorrido poucos segundos antes. Lembrei dos tempos, lá nos meados dos anos 60, quando eu ia, pelo menos uma vez ao mês, aos sábados pela manhã, ao fórum, não para tratar de assuntos jurídicos, mas para cortar meus cabelos.
Explico: meu barbeiro de muitos anos era um cara da minha idade, bom de tesoura, que tinha um salãozinho na Rua Major Diogo (Bixiga) um pouco antes da Rua São Domingos. O "Faixa" - era este o seu apelido, ganho por ter ele uma mecha natural de cabelos brancos na parte central da cabeça - além de camarada e boêmio, como grande parte de sua clientela, era um cabeleireiro moderno, atualizado e, como se dizia na época, "cheio dos quás quás quás".
Muito bem, a vida seguia sem sobressaltos, até que um dia, fui informado de que ele estava encerrando sua carreira naquele salão. Estava indo de “mala e cuia”, digo ferramentas, se instalar na Barbearia do Fórum João Mendes Junior e que ali passaria a atender seus amigos e clientes, inclusive eu e meu maninho Luiz Loschiavo.
Foi assim que, durante muitos anos seguidos, eu cortei os meus cabelos de "três andares" naquele jurídico ambiente. A vida andou, os caminhos se bifurcaram e eu nunca mais encontrei o "Faixa". Hoje, garanto, gostaria muito de reencontrá-lo, se não fosse para usar de sua capacidade profissional, pelo menos para lhe dar um forte e saudoso abraço e jogar um monte de lembranças fora em um papo prolongado. Desejo esse quase impossível, embora muito tentador. Cadê você Faixa?
E-mail: [email protected]
Você precisa estar logado para comentar esta história.
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Laru Enviado por Modesto Laruccia - [email protected]
Cadê vc. minha ex?
Um abraço. Enviado por vilton giglio - [email protected]