Leia as Histórias
Já tive a oportunidade de escrever sobre a figura de “televisinhos”, dos quais fiz parte. Relatei também sobre nossa primeira geladeira. Hoje vou contar como foi a compra da nossa primeira TV.
Estávamos em 1950, meu pai já havia falecido depois de longos anos de uma enfermidade, até aquela época, incurável, o que esgotava todos os recursos disponíveis. Eu e meus dois irmãos já trabalhávamos e minha mãe costurava para parentes e visinhas.
Chegando o fim do mês notamos que havia uma folga no orçamento que possibilitava a compra, a prestação, de nossa primeira TV. Devido à propaganda, fomos à Sears, do Paraíso.
Após escolher fomos encaminhados pelo vendedor ao setor de crédito. Nossa ficha não foi aprovada, pois era a primeira vez que iríamos comprar "a prestação" e a documentação que apresentamos era insuficiente. Saímos arrasados, mas minha mãe, mulher de fibra, não se conformou e partimos para o centro da cidade, onde havia outras lojas.
Descendo a Conselheiro Crispiniano, chegamos até a São João, altura do largo Paissandu. Ao dobrarmos a esquina, à esquerda, vimo-nos em frente a uma loja de eletro-eletrônicos, a Natal Elétrica. Paramos observando da calçada, os artigos à venda, entre eles a cobiçada TV.
Logo um senhor, vindo lá de dentro, perguntou o que estávamos procurando. Minha mãe explicou tudo, inclusive o ocorrido na Sears. Após alguns minutos de reflexão ele perguntou qual TV queríamos. Não tínhamos qualquer idéia sobre marcas. Enfim acabamos comprando uma Emerson de 17 polegadas.
Foi assim que deixamos de ser "televisinhos" e passamos a receber os visinhos e amigos para assistirmos, durante muitos anos e em preto e branco, aos programas da época. Essa é a história da nossa primeira TV.
E-mail: [email protected]
Você precisa estar logado para comentar esta história.
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Dois anos depois, ele trouxe da Philco para nossa casa, a segunda TV a cores. Era uma Philco Directa Color (26 polegadas) com controle remoto. Nela, acompanhei as Olimpíadas de Montreal (no Canadá) e a Fórmula-1. Enviado por Rodinei Campos da Silveira - [email protected]