Leia as Histórias

Categoria - Nossos bairros, nossas vidas Vivi na Vila Sonia Autor(a): Danilo Simões Costa - Conheça esse autor
História publicada em 21/02/2011
Nasci em 1972, mas realmente passei a me conhecer por gente 1979, ano este que nos mudamos para Vila Sonia. Morava então na Rua Ascenso Ribeiro e estudava no Adofo Trípoli, já com sete anos caminhava a pé para a escola e vice-versa. Nesta rua aprendi a jogar bola, empinar papagaios, tive uma ótima infância, tínhamos pés de amora, jabuticaba, era uma delicia poder "roubar" essas frutas dos quintais da vizinhança alheia.

A minha grande diversão quando criança era jogar bola, pequenos campeonatos com as ruas próximas, os papagaios eram sazonais, somente nas férias escolares, mas a bola não, a bola é eterna... Crescia em mim um espírito errante, adorava conhecer, ainda pequeno, os bairros vizinhos: Caxingui, Ferreira, Monte Kemel, Super Quadra, Pinheiros (como era longe), andava muito de bicicleta muitas vezes só, pois essa vontade de explorar era minha.

Andava de ônibus aos 12, 13 anos sozinho, ia no máximo até o Largo da Batata em Pinheiros, meu pai trabalhava no centro (Sete de Abril, perto da Republica) um dia ele me levou até lá, e eu "descobri" o caminho de ônibus e metrô. Meu universo de expandiu, penso que tive muita sorte, porque com 13, 14 anos andando sozinho pelo centro e por outros bairros, conhecendo a cidade São Paulo, minha mãe demorou muito para saber dessas minhas andanças.

Quando cheguei ao colegial fui estudar no Guaracy Silveira, no bairro dos Pinheiros, em 1988 comecei a trabalhar e praticamente uniu-se meu hobby (passear pela cidade) às minhas tarefas de office-boy, passei também a explorar gastronomicamente a paulicéia, pois passei dos salgadinhos (coxinha, kibes & cia) para refeições mais complexas (PFs).

Em 1992 fui fazer estágio em uma prestadora de serviços da SABESP, o que ampliou muito meu alcance, pois desde Poá até a longínqua Ilha do Bororé eu conheci, Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste e Centro tudo por conta da SABESP, os cheiros desta cidade, os gostos são todos incríveis, os mais variados infernos e céus, a convivência de entre as religiões, os artistas das praças e das ruas do centro.

Conforme fui amadurecendo, meus horizontes sempre foram se ampliando, conheci outros paises, outras culturas, atualmente moro em Manaus-AM, porém meu arquétipo foi moldado lá na Vila Sonia, correndo descalço atrás de uma bola, sempre o melhor churrasco será o de "gato amestrado" no Largo da Batata.

Meus amores, meus gostos e desgostos começaram lá, não estou nostálgico, o tempo passaria de qualquer maneira, agradeço a todos e a tudo por que vivi e pelo que aprendi nesta cidade cosmopolita, conheci outras metrópoles, porém como São Paulo não tem.


E-mail: [email protected] E-mail: [email protected]
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 22/02/2011 Viva o Cine Palladium, Viva o Ginásio Andronico de Mello, a R.Manoel Jacinto, o Shopping Butantã, o Internato Ana Rosa e agora Viva o Metrô que lá chegou...A Vila Sônia sempre foi moderna e progressista e eu sou um caxinguelense que gostava da vizinha V.Sônia !!! Enviado por Xico Lemmi - [email protected]
Publicado em 22/02/2011 Simpática homenagem a um bairro, anteriormente longíquo agora, praticamente, no Butantã. Parabéns, Danilo.
Modesto
Enviado por Modesto Laruccia - [email protected]
Publicado em 22/02/2011 Danilo, muito boa a sua história e por coincidência eu moro um pouco perto da V.Sonia, onde de vez em quando eu vou no Shopping Butantã.
Esta cidade nos faz crescer em todos os sentidos e foi assim contigo e foi assim comigo também, ou melhor foi assim conosco. Com a maioria que aqui escreve. Continue contando as suas aventuras aqui, é bom ler textos como o seu. Abraços.
Enviado por Carlos Rocha - [email protected]
Publicado em 21/02/2011 Grande Danilo, como vai? Parece que a V. Sonia está se tornando 'fashion'! Está muito bem comentada, principalmente agora com o metrô. Realmente, é um ótimo bairro, como poucos em São Paulo... só perde para o Previdência,claro!
Um abraço do Ignacio.
PS: 'Cê 'tá' morando longe, heim maifrend!
Enviado por joaquim ignacio de souza netto - [email protected]
Publicado em 21/02/2011 Danilo, a Vila Sônia é ótima. Eu me casei em 1982 e até 84 morei pertinho do seu colégio Adolfo Trípoli - na mesma rua. Adorei o bairro, os detalhes, a paisagem. Todos os anos eu vou para lá e me hospedo na mesma casa. Lindas recordações. Um abraço. Enviado por Vera Moratta - [email protected]
« Anterior 1 Próxima »