Leia as Histórias

Categoria - Nossos bairros, nossas vidas Aclimação... que saudade! Autor(a): Dante Barini - Conheça esse autor
História publicada em 12/11/2010
Parque da Aclimação, na década de 50/60 era apenas um parque ou bosque, como queiram. Todo arborizado, com um lago no meio, um campo de futebol, ruazinhas internas, sem calçamento, muitos bancos espalhados pelo parque, localizado no centro do bairro chamado de "Aclimação".

Quando eu era criança, lá pelos seis anos de idade meu pai, trabalhador numa fábrica de latas, na Rua Muniz de Souza, morávamos na Rua Paulo Orozimbo, pertinho da fábrica e melhor, pertinho do Parque da Aclimação.

Aos domingos, meu pai me levava passear neste lindo parque, onde eu levava em baixo do braço uma bola de capotão, muito bem guardada. Naquele tempo isto era raro para uma criança ter.

Fui crescendo e mais tarde, estudando no Liceu Siquerira Campos, em frente ao começo da Rua Muniz de Souza, já no bairro do Cambuci, onde fiz meu "Ginasial" hoje chamado de 5ª a 8ª séries.

Neste parque, pertinho da escola, em tempo de exames, tanto no meio do ano como no final, após as provas, saíamos em grupos de amigos para apenas conversarmos ou até passear de barco a remo.

Fui crescendo e infelizmente o bairro da Aclimação também. Digo infelizmente não pelo progresso, expansão do bairro, mas porque as crianças de hoje não podem usufruir deste lindo parque do passado, agora todo calçado, não tem mais os barquinhos, cercado de grades.

Naquele tempo éramos livres do medo, da poluição, da violência urbana, e também livres das drogas. Era extremamente raro saber de alguém que usasse. Violência não passava de briguinha de estudante, que quando o primeiro soco acertava o nariz do outro a briga terminava. Nada de armas, nada de drogas, nada de bebidas alcoólicas, nada de exploração infantil, nada preconceitos, nada de devassidão moral ou sexual.

Caramba! Como era bom aquele Parque da Aclimação, pelo menos em minha visão, claro que para as crianças de hoje a situação é diferente.
O parque da Aclimação continua lá, modernizado, mas continua lá.


E-mail: [email protected] E-mail: [email protected]
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 14/05/2012 Morei na Aclimação, lembro da Praça Polidoro, Estudei Na escola Estadual Machado de Assis, brincar no Parque da Aclimação era uma diversão,ia muito a Biblioteca Infantil que tinha ao lado do Parque. Perto da Muniz de Sousa tinha um Mercadinho,fizemos fila para comprar a Margarina Doriana, em seu lançamento. Doces Lembranças, da antiga fábrica de Murano, Coisas que não vemos mais. Enviado por cristina antunes - [email protected]
Publicado em 23/11/2010 morei na aclimação e realmente o parque era o cartão de visita do bairro. remei no lago naquelas catraias de aluguel. à noite era o melhor lugar para namorar! muitas recordações tenho da querida aclimação! Enviado por turan bei - [email protected]
Publicado em 14/11/2010 Os meios de comunicação perguntam insistentemente, Como acabar com a criminalidade.
Um amigo me respondeu. Respeito e educação familiar.
Em sua casa Dante havia respeito? pois é!
Enviado por Clesio de Luca - [email protected]
Publicado em 13/11/2010 Dante, eu também passei por ali, vi as belezas do parque. Também estudei no prédio do Liceu Siqueira Campos mas quando o mesmo abrigava uma escola do Sesi. Conheço bem aquele espaço. É bonito. Na mesma época que você. Era bom viver naq
uele tempo cheio de simplicidade. Abraços, Vera.
Enviado por Vera Moratta - [email protected]
Publicado em 12/11/2010 O parque Aclimação teve sua época e, por muito tempo, foi a grande atração dos aficcionados pelo lazer. Agora é só lembrança, não que seja feio mas, modernizado, perdeu seu encanto bucólico de outrora. Belo texto, Barini, parabéns.
Enviado por Modesto Laruccia - [email protected]
Publicado em 12/11/2010 Morei mtos anos na Dr. nicolau de Souza Queiroz,fui síndica ,por 1 década.Amo este bairro,morava no edificio Nabuco.Gostaria muitissimo,de saber de meus vizinhos;hj moro em Minas ,mas meu coração ainda vive em SP,assim como minhas lembranças, e meus sonhos.Amo,este bairro,enquanto viver,me lembrarei de como fui feliz, aí me casei,constitui familia.Hj. esando viuva,moro com a solidão e lembranças.Mas sou feliz... Abraços. Isa Enviado por Isa Faria - [email protected]
Publicado em 12/11/2010 Dante. Quando eu era criança e morava na Aclimação, minhas irmãs me levavam diariamente ao parque da Aclimação e graças a isso, lá elas conheceram aqueles que viriam se seus futuros maridos.Tinha barco a remo e também a motor. Fiz a 1ª série ginasial no Liceu Siqueira Campos, dirigido com mão de ferro pelos Srs. Augusto e Oscar e pela exuberante e gostosa secretária loira,a Marlene. Morei também no Cambuci, na Rua D. Duarte Leopoldo. Enviado por Tony Silva - [email protected]
« Anterior 1 Próxima »