Leia as Histórias

Categoria - São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades Minha vida em empresas de ônibus Autor(a): Aparecido C. da Silva - Conheça esse autor
História publicada em 05/11/2009
Meu nome é Aparecido C. Silva, sou motorista aposentado da empresa Transportadora Turística Benfica, uma Empresa que merece meu respeito e meu carinho. A Empresa Transporte Coletivo NIMA LTD, foi uma das primeiras empresas que trabalhei. Esta Empresa NIMA era situada no Bairro Sta. Terezinha em Utinga , junto com a Viação progresso que era do mesmo dono.

Eu tinha 14 anos foi em 1965, quando trabalhei na referida Empresa, que fazia a linha Vila IVG até estação de Utinga. A metade do itinerário era estrada de terra. No horário de pico, era um Deus nos acuda, pois eu tinha de cobrar os passageiros, e abrir a porta traseira que era manuseada por uma alavanca igual o freio de mão tinha de ficar com o dinheiro entre os dedos, porque não tinha gaveta na catraca.

A viação Progresso, ônibus nas cores verdes e brancos fazia a linha Camilópolis ao Parque Shangai na baixada do Glicério, e o T.C. NIMA eram nas cores vermelho e amarelo. Trabalhei também na Viação Metrópole que era junto com a Companhia Paulista de ônibus LTD. a Viação Metrópole fazia a linha Utinga até o Parque Shangai e a Paulista dos ônibus azuis fazia a linha Vila Industrial até o parque D.Pedro II.

Trabalhei também na Viação São Lucas com garagem na V. Industrial eram ônibus marrom e bege que fazia a linha Vila Tostoi até o Cambuci, e outra linha V. Tostoi até o Parque D. Pedro II, esta Empresa me trás bastante recordação pelo companheirismo dos amigos de trabalho, e do reconhecimento do dono da empresa SR ABILIO um português de caráter que todos os funcionários tinham orgulho dele, ele não tratava os funcionários como empregados, mas como amigos.

Lembro-me quando ele chegava à garagem, ele sempre pegava um ônibus e ia como motorista fazer a linha, e ele sempre pedia para o grande chefe de tráfego o Italiano para eu ir de cobrador junto com ele era muito lega ele era um patrão que brincava muito com seus empregados tenho saudades deste tempo. Trabalhei também na Viação São Luiz, que era uma empresa junto com a Viação São Victor na mesma garagem na estrada do oratório no Parque São Lucas, a Viação S. Luiz fazia a linha Vila Industrial a São Caetano do Sul, e a S. Victor fazia a linha Santa Clara a São Caetano do Sul, a S.Luiz era verde e bege e a S Victor era amarelo.

Estas empresas também me trazem muitas recordações, como do amigo chefe do tráfego Décio chefe de tráfego da São Luiz e o Sr. Almir chefe da São Victor, com três meses de casa passei a conferente de férias (caixa). Também tenho saudades do dono destas duas Empresas Sr. Zé Pastor. Lembro-me também da Auto Buz que tinha monoblocos 362 na cor vermelha que fazia a linha Parque São Lucas a São Caetano do Sul e Parque São Lucas P. D. Pedro II, que também era do Zé Pastor dono da São Luiz. Mas a Empresa que mais marcou, foi a FIMAR que fazia linha Viaduto de São Caetano ao Bairro Oswaldo Cruz, Santa Maria Viaduto, Vila Bacelona Circular, D.Pedro II.

A sigla FIMAR é formada pelas inicias dos nomes dos três irmãos FI de Filipe, MA de Manoel, AR de Arnaldo três irmãos portugueses, muito gente boa. A FIMAR ficava junto com a BENFICA na Alameda Araguaia em SCS que também é dos três irmãos. A cada seis meses eu vou para São Paulo e dou uma passada na garagem da BENFICA para matar a saudade. DE 80 em diante a FIMAR passou a ter o nome de BENFICA também, mas em 82 a BENFICA Urbana foi vendida para a Santa Paula e passo chamar VIPE Viação Padre Eustaquio Ltd situada.

Depois desta grande jornada fui servir o exercito, e voltei agora como motorista na mesma BENFICA e acabei me aposentando em 1996, nesta minha ultima visita a garagem, fiquei muito triste em saber que um dos últimos irmãos proprietário da BENFICA havia falecido SR FILIPE que foi um grande exemplo de pessoa digna e honesta.

E-mail do autor: [email protected]
E-mail: [email protected]
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 04/08/2012 Olá gostaria de saber sobre a aviação são lucas, pois minha mãe trabalhou lá e agora precisa se aposentar e não sabe como encontrar essa empresa. Desde já agradeço. Enviado por patricia - [email protected]
Publicado em 31/12/2010 Sr. Aparecido! fiquei muito emocionado quando li a parte em que o senhor disse que trabalhou na Viação Metrópole. Tenho boas recordações da época em que esse ônibus circulava, eu morava na Avenida Nova Iorque em Utinga e acompanhava o trajeto do vermelhinho em minha rua. Se o senhor tiver algumas fotos, ficaria muito feliz se me mandasse via e-mail...um abraço e feliz 2011 Enviado por Daniel - [email protected]
Publicado em 04/12/2010 Sr Aparecido, sei como é sentir o prazer de trabalhar em uma Empresa como a BENFICA pois ja faz quase dez anos que visto esta mesma camisa, começando na garagem de São Caetano como mecânico de pátio sendo orientado pelo Cícero chefe da manutenção, passando a montador de motor com o aval do Sr Felipe e hôje tenho a responsabolidade de liderar a manutenção da Filial de Ribeirão Preto.
Empresa muito boa onde tive a oportunidade de conhecer uma pessoa tão humana como o seu Felipe.
Abraço!!
Enviado por Leandro Bertani - [email protected]
Publicado em 01/02/2010 Aparecido, muito boa a sua história. Moro na Vila Alpina e também tenho muitas saudades dos Metrópoles Amarelo/Vermelho e Auto Bus Vermelho/Verde. Bons tempos aqueles. Tenho 57 anos. Um abraço. Enviado por João Batista - [email protected]
Publicado em 11/01/2010 xará: trabalhei de 72 a 74 proximo do ponto final da empresa são vitor que fazia a linha santa clara-são caetano. me diga :quem assumiu essas linhas? simplesmente desapareceram. peguei muitas vezes o onibus da são vitor para ir a estrada do oratório, no banco itaú, parque são lucas. que saudade.

me diga : e a viação esplanada? não acho nada em fotos antigas dos onibus. depois foi implementada uma linda pintura verde, branco e preta com onibus monobloco da mercedes...

aguardo-abraços
Enviado por aparecido jose da silva - [email protected]
Publicado em 21/11/2009 Aparecido. Gostei muito da sua história. Ela me fez lembrar de meus primos residentes em São Miguel Paulista. Cinco irmãos que trabalharam durante muitos anos na Empresa Penha São Miguel de propriedade do Senhor Toninho. Waldomiro ( Miro ) era o mais velho dos irmãos e foi um dos primeiros motoristas da empresa. Digiria o ônibus de número 11. Depois passou a fiscal e mais tarde a inspetor. Aparecido sua história trouxe grandes recordações desses primos tão queridos, Abraços. Adeimar Enviado por Adeimar Vicente Santana de Toledo - [email protected]
Publicado em 09/11/2009 Aparecido, sua história nos proporciona o prazer de uma boa leitura, detalhadamente exposta com a transposição do assunto para uma compreensão bem delineada. A seriedade e sinceridade de seus parágrafos, são únicos, autênticos. Parabéns, Aparecido.
Laruccia
Enviado por Modesto Laruccia - [email protected]
Publicado em 07/11/2009 Sr. Aparecido, é bem possível que tenha andado em um ônibus conduzido pelo senhor, pois quando morava em São Caetano fui muitas vezes à Vila Barcelona e ao Parque D. Pedro II nos ônibus da FIMAR. Me lembro do sucesso que os Magirus-Deutz fizeram quando foram lançados na linha. Gostei muito de sua narrativa, pela paixão que o senhor demonstrou por uma profissão tão dura e estressante e pela homenagem e reconhecimento aos seus antigos colegas e patrões. Abraços, Abílio Enviado por Abilio Macêdo - [email protected]
Publicado em 06/11/2009 Sr.Silva, um relato de uma vida vida ganha nas empresas de ônibus com as multidões de empregados, colegas, amigos. Parabéns. Bernardi. Enviado por Ernesto Bernardi - [email protected]
« Anterior 1 Próxima »