Leia as Histórias

Categoria - São Paulo da cultura, gastronomia, lazer e oportunidades Rosh Hashaná 5.769/2008 - Shaná Tová Autor(a): Ana Maria Lisbôa Mortari - Conheça esse autor
História publicada em 05/11/2008

Novamente Higienópolis está em festa, com muitas faixas de felicidades nas lojas comerciais, anunciando o Rosh Hashaná, comemorado desde a noite de ontem, 29 de setembro de 2008, quando a grande comunidade judaica do nosso bairro comemorou sua noite de ano novo.

"Rosh Hashaná", em hebraico, significa literalmente a "Cabeça do Ano", ou simplesmente "Ano Novo", grandemente festejado pelas famílias hebraicas reunidas em torno de uma mesa farta de comidas típicas e saborosas, sempre acompanhadas de bom vinho e repleta de bons desejos... Portanto, aproveite e faça o seu.

Os alimentos apresentados na ceia de ano novo são repletos de belíssimo simbolismo, que passa despercebido pelas pessoas que desconhecem seus rituais.

Assim, o "mel", que em hebraico é "devash", representa a doçura que se espera que seja trazida pelo ano novo, por isso o pão e um pedaço de maçã são mergulhados no mel, para que esse desejo se cumpra. Do peixe, nesse dia, se come a cabeça, símbolo do início do ano, e a cauda é deixada porque ela representa o decorrer do ano.

Os chamados produtos "kosher", encontrados em diversas lojas do bairro, são produtos manuseados ou preparados de acordo com as leis religiosas e certificados por um rabino.

O Chalá é um pão trançado saborosíssimo, cuja massa pode ser suavemente doce ou salgada, polvilhado de semente de papoula, cortado com as mãos. Não se deve parti-lo com a faca, representa a união familiar que, entrelaçada, forma uma coisa só, e deve ser mergulhado no sal antes de comê-lo, por ser o elemento purificador e conservador da natureza.

O pão redondo recheado representa a eternidade, porque essa forma circular não tem começo e nem fim, não possui ângulos nem arestas; dessa maneira, o círculo representa o ícone dos votos hebraicos, para que todos tenham sempre um ano feliz e sem conflitos.

As diversas frutas, como maçã, damasco, uva passa, ameixa, romãs, tâmaras, amêndoas e laranja, aparecem em diversas versões, desde a natural, seca, recheios, bolos ou participando de pratos quentes, nas formas de purê ou delicados molhos.

No momento dessa celebração, é costume oferecerem chocolate com inscrições hebraicas como: "Shalom" - Paz -, "Shaná Tová" - Feliz Ano Novo -, "Estrela de Davi", formada por dois triângulos - forma geométrica perfeita, com três lados e três ângulos iguais -, entrelaçados, formando a estrela de seis pontas, sempre com os augúrios para que a pessoa tenha um doce ano. Independentemente da religião que ela professe, eles sempre desejam um ano de doces alegrias e felicidade!

Conhecendo os costumes de nossos contemporâneos, certamente conseguimos entendê-los cada vez melhor e aprender com cada um o que de bom pode nos ensinar.

Assim, como fiz nesta data aos meus amigos pessoais, envio minha receita de "saúde, paz, amor e prosperidade" a todos os brasileiros e aos que não são também... Para que comemorem a chegada de 5.769 - ou 2008, não importa o calendário - com toda a felicidade e a família sempre reunida.

Ingredientes:

FAMÍLIA (é aqui onde tudo começa)
AMIGOS (nunca devem faltar)
RAIVA (se existe, que seja pouca)
PACIÊNCIA (a maior quantidade possível)
LÁGRIMAS (todas devem ser secadas)
SORRISOS (os mais variados)
PAZ (em grande quantidade)
PERDÃO (muito e de diversas maneiras)
INIMIGOS (se possível, nenhum)
ESPERANÇA (não perdê-la jamais)
CORAÇÃO (quanto maior, melhor!)
AMOR (pode abusar)
CARINHO (importante!)

Lembrar sempre que:

Nem sempre os ingredientes da vida são gostosos, portanto temos que saber misturá-los, de acordo com a forma em que eles vão se oferecendo e se apresentando e, fazer com todos um prato saboroso.

Não se esqueçam:

De ter por perto essa receita todos os dias. Ainda que alguns ingredientes nesses tempos pareçam difíceis de conseguir, podemos consegui-los com um pouco de esforço... E se misturarmos bem o nosso prato, ele será único e inesquecível. Portanto, mãos à obra!!!

Foque:

Na possibilidade de renascer e fazer de sua vida, de nossa vida, uma vida diferente... Isso não depende dos outros, depende apenas de cada um de nós.

Usem e abusem dessa receita e...

SHANÁ TOVÁ!!! FELIZ 5769!!!

Observação: O arranjo de flores "Estrela de Davi" foi fotografado por mim na "Exposição de Esculturas com Flores de 2006", do "São Paulo Garden's Club", sobre a qual escrevi, representando a religião Judaica.

e-mail do autor: [email protected]

Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 14/11/2008 Ana, tambem moro em Higienópolis, e sou judeu, e gostaria de te parabenizar pelo excelente texto, vc realmente esgotou o assunto.

Shaná Tová e que possa Hashem Todo Poderoso, Abençoar e Iluminar o seu caminho ao lado de seus familiares.

Jacob
Enviado por Jacob Cohen - [email protected]
Publicado em 08/11/2008 Ana, que lindo seu texto e quero agradecer por colaborar com meu saber. Aprendi um pouco mais sobre o ano novo judaico. Um beijo Enviado por margarida p peramezza - [email protected]
Publicado em 06/11/2008 Shaná Tová! Para voce Ana. Adorei sua mensagem.
Apesar de ser católica, as mensagens Judaicas
sempre me tocam. Quem sabe eu tenha no passado
raizes judaicas. Na minha família tinha sobre-
nomes como Louro e Cordeiro. Um abraço Christina
Enviado por Christina - [email protected]
Publicado em 05/11/2008 Amiga

estiveem israel em Maoi. não tenho nem palavras para descrever a nação que se levantou das cinzas do Holocausto; Tudo lá é lindo, lindíssimo, florido, céu azul , tempo maravilhoso, cores por todo o lado, gente animada e feliz, comida abundante, frutas mil (como no Brasil), ´so que lá era deserto. Um momento que guardarei para sempre foi na varanda do kibutz, olhando o céu estrelado de Tiberíades sobre as tamareiras.Amo Israel, não vejo a hora de voltar.Shaná Tová para todo este povo querido que sofreu tanto mas que não perdeu a alegria de viver.São Paulo tem muitos judeus e aqui vai o nosso amor e apoio.
Enviado por Lygia - [email protected]
Publicado em 05/11/2008 *SHALOM ALEICHEM! Enviado por Benedictus - [email protected]
Publicado em 05/11/2008 Obrigado pela receita para a vida longa.
Até tive uma namorada Israelita,lá ela só andava armada fiquei assustado,mas valeu!
Abraço vilton Giglio
Enviado por vilton giglio - [email protected]
Publicado em 05/11/2008 Ana como é super interessante os simbolismos utilizados pelas diversas culturas.
Aprendi um pouco mais lendo seu texto.
Grande abraço
Marcos Falcon
Enviado por Marcos Falcon - [email protected]
Publicado em 05/11/2008 Independente de sua opção religiosa, foi bem elucidativo seu relato, só quem conhece mesmo nossos costumes, pode reconhecer seus apontamentos, gostaria de cumprimenta-la, bem como os seus, com um Leshana Tová Ticatevu. Abração. Enviado por Joao Roberto - [email protected]
Publicado em 05/11/2008 Ana, como árabes e judeus são semitas, sei bem do que você está falando. Grata pelo relato. Abraços. Mirça Enviado por mirça bludeni de pinho - [email protected]
« Anterior 1 Próxima »