Galeria do Rock

Fruto de um acervo fotográfico de Gilberto Calixto Rios, 2010, de SP, retratam a cidade no início do século XX, e durante o percurso do século, mostra principalmente a Avenida São João, desde os primórdios tempos.
 
Ao final da formatação um destaque à expressão: "Um povo sem memória é um povo sem passado e sem futuro", de autor desconhecido.
 
No referido acervo, enviado por um amigo do site, podemos ver traços da nossa cidade de São Paulo e no curso da mais famosa avenida, onde estão edificados o Altino Arantes, mais conhecido pelo nome de Edifício Banespa.
 
Também se avista nas imediações do Largo do Paissandú o Bar Brahma de saudosa memória.
 
Destaco em especial a Galeria do Rock, grande galeria, esta inteiramente dedicada às lojas especializadas em discos, roupas e acessórios ligados à "galera" que curtia aquele ritmo musical.
 
Na Avenida São João, se não me engano nº 439, com portões pintados em vermelho, há fotos mostrando o interior da galeria interligada pelos pisos por círculos dando visão geral sobre os estabelecimentos aí existentes, do térreo aos andares superiores, cercados das ditas lojas.
 
Na galeria nesse tempo, fins e início das décadas de 60 e 70, seu público era atraído pelos sons musicais da época, o "Rock and Rol" que tinha nas bandas inglesas e americanas a sua maior repercussão e tudo parecia se relacionar ao ritmo, também as nossas canções no tempo da jovem guarda.
 
O citado “PPS”, uma raridade, com fundo musical, "Ronda" de Paulo Vanzolini, na interpretação da cantora Márcia, marcam a importância desse tempo e que deve ter ficado na nossa memória e dos paulistanos de então, hoje "da velha guarda".
 
Quem lembra dela? A galeria do Rock? Lado esquerdo de quem sobe a Avenida São João, esquina com a Ipiranga e em direção a zona Oeste, ou seja, o bairro de Santana, isso depois do elevado Costa e Silva, o popular Minhocão…
 
Quem quiser ver essa pérola, me peça por e-mail.