Doce machadinha

Ah! Lembro-me com saudades dos meus tempos de criança, que discorria pelas ruas de terra do meu bairro brincado e pulando, com os bolsos cheios, ora de bolinhas de gude, ora com pião, pés descalços pelo chão, foram dias mais felizes da minha vida. Isso era fim da década de 50 e início da década de 60. Nasci no ano de 1955, no bairro da Lapa, São Paulo, no hospital São João Batista na City da Lapa e meus pais moravam no Jaguaré, um bairro industrial além do Rio Pinheiros.

Nessa época, o Jaguaré, por ser um bairro bem periférico, pois faz divisa com a cidade de Osasco, mais parecia cidadezinha do interior do que um bairro de São Paulo, tinha de tudo nele, nós morávamos na praça do ponto final do ônibus e aos fins de semana era um movimento daqueles. Tinha a carroça do Mané peixeiro, do Galinheiro, da dona Maria verdureira, tinha a padaria do Sr. Manoel ao lado a barraquinha da quitanda. E ali era um movimento de gente que ia para a cidade de ônibus, outros atravessavam a praça para ir à igreja, gente engraxando o sapato, e na praça tinha um homem bem limpinho vestido de uma impecável roupa branca, um senhor que vendia um doce tão gostoso; que quando ele chegava com seu tabuleiro na cabeça em cima de uma rodilha de pano branco e um cavalete na mão, pronto… Chegava a alegria da molecada, dos que brincavam por ali, dos engraxates, dos que estavam no ponto do ônibus, enfim, tinha chegado o seu Zé da machadinha.

Maravilha! Que doce delicioso, era um doce bem duro de cor rosada, ora verde claro, ora bege, de ponto de bala puxa-puxa de um sabor inigualável, tinha também o que vendia quebra-queixo, mas a machadinha era o meu preferido. Hoje vou fazer 58 anos e depois dessa década nunca mais vi esse doce, às vezes ponho na boca uma bala 7 bels e na ora me recordo com saudades os meus tempos de criança que eu era feliz e não sabia.

Hoje moro na cidade de Campinas, mas São Paulo sempre estará dentro do meu coração. Peço para quem tem a receita desse doce, ou onde posso achá-lo, por favor, me conte, meu site é [email protected]. Tudo de bom para todos.

E-mail: [email protected]