Zona Norte

Tucuruvi

Tucuruvi significa gafanhoto verde, em tupi. Na época de sua fundação predominavam os sítios na área, dos quais os mais conhecidos eram o Lavrinhas, Pedregulho e Tapera Grande. O primeiro núcleo do povoamento foi iniciado em 24 de outubro de 1903 pelo inglês Willian Harding. O britânico havia comprado uma grande área e, nove anos após a transação, fundou a Vila Harding, que se localizava no alto de uma colina, o que proporcionava aos visitantes uma bela visão de São Paulo.

Do núcleo inicial, sobrou o palacete de sete mil m², construído por Harding para sua moradia que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Harding nasceu em 27 de agosto de 1856 em Someser, Inglaterra e chegou ao Brasil com três anos de idade. Aos poucos, suas propriedades foram sendo vendidas para dar lugar ao bairro que surgia.

No dia 4 de maio de 1918, era celebrada a primeira missa, ainda em instalações precárias, no bairro. Em 6 de outubro desse ano, foi lançada a pedra fundamental da Igreja do Menino Jesus do Tucuruvi, que ainda hoje é um dos símbolos do bairro. Ainda naquele ano, foi fundada a Escola Noturna da Associação Beneficente do Tucuruvi.

O nome gafanhoto verde, atribuído ao bairro, se deve ao fato de o Tucuruvi, em sua origem, ter sido formado por pastagens de gado, habitat ideal para esse tipo de inseto. Existem outras versões para o curioso nome como a de ser derivado da palavra Taquaravi, que em tupi significa taquara verde, vegetação típica do local. Outra teoria para a origem do nome relaciona-o aos tocos ruivos. As propriedades eram demarcadas com tocos cor de ouro, mas que se transformavam em ruivos com o tempo e a ação do sol e da chuva.

Aos poucos, com o loteamento das propriedades e o conseqüente aumento da população, o Tucuruvi foi perdendo sua feição rural e adquirindo outra, mais urbana e cosmopolita, assim como a vizinha Santana. Em pouco tempo o bairro já havia se transformado em área tipicamente urbana, com grandes prédios e comércio concentrado nas imediações da estação do metrô. A pequena distância do Centro (apenas 4,5 quilômetros) foi decisiva para o desenvolvimento do bairro.

Área (km²)*: 9
População (habitantes)*: 99.368
* Dados do censo de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Dia do bairro: 24 de outubro

Fonte: Subprefeitura Santana / Tucuruvi