Zona Sul

Saúde

Bairro da zona centro-sul de São Paulo, começou apenas como parte de um caminho onde os tropeiros faziam parada, denominado Cruz das Almas, por existir por ali uma cruz onde se ascendiam velas e colocavam imagens de santos em homenagem aos mortos. Uma das histórias que sobreviveu aos séculos conta que, no local, dois ladrões assassinaram dois irmãos tropeiros gaúchos, motivo pelo qual foi montado este pequeno santuário.

Em 1910 foi construída a capela de Santa Cruz, no cruzamento das Ruas Santa Cruz e Domingos de Morais (hoje fora do distrito). Sete anos mais tarde a capela foi elevada à condição de paróquia sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde. Ao redor da igreja, surgiu um núcleo de moradores formado principalmente pelos recém-chegados imigrantes orientais e europeus, especialmente japoneses e alemães.

Com o passar do tempo, o velho nome "Nossa Senhora da Saúde" foi sendo abreviado e se transformou simplesmente em "Saúde", que deu nome ao distrito criado em 1925. Na mesma época, a Prefeitura reservou uma grande área denominada "Bosque da Saúde", hoje um bairro de alto padrão da cidade, mas que na época era apenas uma área verde freqüentada nos finais de semana por pessoas que queriam fazer piqueniques.

Dia do bairro: 15 de março

Fonte: Subprefeitura Vila Mariana