No século XIX, mais precisamente no ano de 1842, existia uma fazenda de propriedade de João Francisco Rocha. Posteriormente, a fazenda foi adquirida por Antonio Cardoso de Siqueira, que optou por dividi-la em glebas. Já no século XX, no ano de 1946, a família Bei adquiriu uma gleba de 50 alqueires de terras, loteando-a na seqüência, com total sucesso de vendas, surgindo dessa iniciativa o bairro de São Mateus.
Para personalizar a importante data, foi celebrada a primeira missa em ação de graças, no dia 8 de dezembro pelo bispo Dom Antônio de Macedo.
São Mateus foi fundado por Salvador Bei, filho do senhor Mateo Bei. A pedido da família foi dado este nome em homenagem ao pai, bem como o nome da principal avenida do bairro. A data de fundação ocorreu em 8 de dezembro de 1948, nesta data o Prefeito em exercício era o Dr. Milton Inprota. E o aniversário é comemorado na data do Patrono do bairro São Mateus em 21 de setembro.
A localização de São Mateus é no extremo oriental da zona leste de São Paulo, distante 22 km da Praça da Sé, marco zero da cidade. A região de São Mateus é composta de 3 distritos: São Mateus, 13km², São Rafael, 13,2km², Iguatemi, 19,6km². Ao norte faz divisa com Itaquera, Vila Formosa e Aricanduva. Ao sul faz divisa com Mauá e Santo André. A leste com Guaianases. A oeste com Vila Prudente.
O relevo é acidentado devido à proximidade com a Serra do Mar. A noroeste tem a Bacia do Aricanduva. Possui 37 córregos – 2 rios: Aricanduva e Rio das Pedras - 1 ribeirão: Aricanduva. A soma da população dos 3 distritos é de aproximadamente 400 mil habitantes.
Dia do bairro Iguatemi: 27 de maio
CDC Iguatemi, Avenida Ragueb Chohfi, 5000
Dia do bairro Parque São Rafael: 27 de agosto
Avenida Baronesa de Muritiba, 2400
Dia do bairro São Mateus: 21 de setembro
Avenida Mateo Bei, 2000
Fonte: Subprefeitura São Mateus