Zona Leste

Ermelino Matarazzo

Em 1926, com a chegada da ferrovia e a implantação da estação de trem na região, tem início o desenvolvimento local.

A implantação de uma unidade das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, das Indústrias de Embalagens CISPER e da Metalúrgica BADONI ATB incentivou o rápido povoamento da região e o aparecimento dos primeiros núcleos comerciais, com o Jd. Berlim, conhecido atualmente como Jd. Belém.

A rápida industrialização também influenciou a ocupação de outras áreas da região. Entre 1930 e 1950, a região onde é hoje o distrito de Ponte Rasa foi ocupada por chácaras de imigrantes italianos e portugueses.

No entanto, o processo de industrialização da região não se expandiu por muito tempo. A implantação de indústrias ao longo da ferrovia sofreu estagnação em função das empresas preferirem regiões atendidas por rodovias, principalmente a Dutra e a Anchieta.

Essa mudança de tendência alterou radicalmente o perfil da região. O perfil industrial
deu lugar a estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Hoje, as indústrias representam 17%, o comércio 49% e os serviços 34%.

Com 15,1 km² de extensão, a Subprefeitura Ermelino Matarazzo é composta pelos distritos Ermelino Matarazzo, com 8,7km², e Ponte Rasa, com 6,4km². Localiza-se na região leste do município de São Paulo e faz divisa, ao norte, com o município de Guarulhos.

Ermelino Matarazzo realiza a mais tradicional festa em homenagem ao dia do trabalho.

Esse ano será a 50ª Festa do Trabalhador, com previsão de público de 250.000 pessoas, ocorrerá entre os dias 26 de abril e 1º de maio. A festa de 1º de maio de Ermelino Matarazzo faz parte do calendário de eventos oficial da Cidade de São Paulo.

Dia do bairro: 1º de maio

Fonte: Subprefeitura Ermelino Matarazzo