Centro

Cambuci

A partir de 1850 formou-se um pequeno núcleo de chácaras e comércio ao redor da trilha que servia a tropeiros e viajantes. A área era considerada de divisa entre as zonas rural e urbana de São Paulo, e os passantes lavavam os pés no córrego (hoje, Rua Lavapés) antes de entrar na área urbana.

Em 1870, aquele amontoado de chácaras ganhou a capela de Nossa Senhora de Lourdes, anos mais tarde transformada em igreja da Glória. Nas primeiras décadas do século XX o Cambuci serviu de moradia aos imigrantes, especialmente italianos, que trabalhavam como operários nas fábricas da região, e foi um dos berços do anarquismo e das greves.

Durante a revolução de 1924 a igreja foi transformada em quartel-general dos rebeldes por ficar em um ponto alto da área central. O confronto durou 23 dias e aterrorizou a população do Cambuci, um dos bairros mais atingidos pelos combates. A igreja não saiu ilesa: uma de suas torres foi destruída.

Mas o Cambuci foi também o reduto de artistas. Foi ali que viveu durante praticamente toda sua vida o pintor Alfredo Volpi, além do também pintor Carlos Rotella, de Monteiro Lobato e de Jânio Quadros.

Dia do Bairro: 19 de dezembro

Fonte: Subprefeitura Sé; Bairros paulistanos de A a Z – de Levino Ponciano (editora Senac/São Paulo); Site Google