Zona Leste

Belém

A Paróquia São José do Belém iniciou suas atividades no dia 15 de agosto de 1897, quando era apenas uma capelinha de aldeia. Localizada na área de um cemitério, que foi transferido para a Quarta Parada, seuterreno foi cedido em 1878 pela Câmara Municipal, para a construção de um santuário, que teve um elo significativo com a cidade de São Paulo, pois foi investido um alto valor em sua obra. As famílias, em sua grande maioria portugueses e italianos a freqüentavam aos domingos.

Segundo o Pároco Ivan Roberto Danhoni, o bairro do Belém, denominado ‘Estação Climática’ por ter o ar puro, ser repleto de fazendas, casas de campo e pomares, surgiu a partir da Igreja. Como o restante da cidade, o ritmo urbano cresceu, as casas começaram a se aglomerar e as fábricas se instalaram, tornando-o um bairro operário.

Até meados de 1970, a Igreja gozava de prestígio, com muitas obras de arte e pinturas em quadros e nas paredes. Foi quando começaram as reformas, que a deterioraram e esconderam todas as representações; nesse período iniciou o seu ciclo de dificuldades. Mesmo assim, ela não deixou de ser um pólo centralizador, chegando a realizar 430 casamentos por ano.

“O nosso empenho é devolver à Paróquia todas as obras de arte que devem estar escondidas embaixo dessa tinta. Traremos de volta a pintura da morte de São José”, acrescenta Pe. Danhoni, desanimado com a lentidão do processo.

A Paróquia realiza diversas atividades sociais, dentre elas há um Grupo de Vicentinos que ajuda mais de 120 famílias com cestas básicas mensalmente. Também há visitas periódicas a cortiços pela Legião de Marias.

Dia do bairro – 26 de junho

Fonte: Subprefeitura Mooca