Zona Leste

Água Rasa

Contar a história do Distrito da Água Rasa é um desafio, os dados são raros e, além disso, ninguém sabe ao certo a data de seu aniversário. De acordo com o escritor e historiador Pedro Abarca, esta foi instituída em 3 de novembro de 1829, pelo ex-vereador Vicente Viscome, mas como se chegou a ela?

Naquela época, o Pe. Antonio Diogo Feijó, que mais tarde se tornaria Regente, adquiriu um sítio denominado Capão Grande pertencente a João Mariano Bueno. Feijó passou a chamá-lo de Chácara Paraíso, mas a região já era conhecida por Água Rasa.
Este nome tem como origem o fato de um ribeirão que possuía pouquíssima profundidade, chamado Tatuapé, passar na região. A escritura desta compra é, na verdade, de 2 de novembro de 1829; data em que se comemora o Dia de Finados, portanto o ex-vereador achou melhor adiar o aniversário do bairro. “No entanto, tudo leva a crer que o Distrito é muito mais antigo”, declara Edson Moreno Barni. Convidado para ser Relações Públicas da Associação de Moradores do Distrito da Água Rasa (ANDAR), Barni teve como primeira atitude procurar saber quando a Água Rasa foi realmente fundada.

“Comecei a conversar com pessoas do bairro que viveram um pouco da sua história. Freqüentei bibliotecas como a da Cúria Metropolitana, onde pude ter acesso a livros antigos e recorri à Igreja Nossa Sra. de Lourdes. Agora estarei partindo para os cartórios. Um dia por semana me dedico inteiramente a esta busca e ainda tenho muito a pesquisar, pois há pouca informação e de forma desconexa. Acredito que a idade da Água Rasa está próxima de 400 anos ou mais”, relata Barni. “É um trabalho de ‘formiguinha’ conseguir a idade verdadeira do bairro. Diria até que é uma busca arqueológica, mas vou até o fim”, garante ele.

Fonte: Subprefeitura Mooca