Década de 50. Rua Bom Pastor, quase esquina com a Rua dos Sorocabanos, bairro do Ipiranga, ao lado do Cartório do Registro Civil do bairro, estava localizada a Escola Técnica de Comércio "Cruz e Souza". Lá fiz o meu curso de admissão para poder fazer o ginásio.
Hoje já não me lembro mais dos nomes de todos os colegas e dos professores; apenas um vem à minha memória: Carlos Aymard, jovem inteligente e com um grande poder de comunicação, que mais tarde veio a se tornar jornalista e radialista. Trabalhou durante muito tempo na Rádio Globo como comentarista esportivo. Infelizmente faleceu prematuramente, vítima de pertinaz moléstia.
Nesta escola me lembro de uma passagem curiosa: o professor de desenho entra na sala, cumprimenta a todos e começa a mexer no seu material de ensino. Um colega baixinho, moreno, cujo nome não me lembro, pergunta: "Professor, a aula é de desenho?”. O professor responde: "Não, é de desenho". O aluno retruca: "Desculpe, pensei que fosse de desenho". Diante dessa resposta insolente, esse aluno foi convidado a se retirar da sala e tomou uma reprimenda do diretor da escola. Naquele tempo o professor merecia respeito; hoje, infelizmente, as coisas mudaram muito, não há mais consideração aos mestres do ensino. É uma pena.
e-mail do autor: [email protected]