Arte nos muros

Trânsito, tráfego, autos, ônibus, caminhões, motos, enfim, uma avenida, que tem o nome de 23 de Maio, km de 60 ou 70 ou 80, congestionada nas pistas sentido centro ou bairros.

Mas dia 23 passado, coincidência ou não, consegui com meu automóvel, em direção a Santo Amaro, apreciar os muros, artisticamente pintados. Não são pichações, mas sim um grande mural de pintura, estampa embelezando aqueles paredões, relembrando os tempos de São Paulo minha cidade dos anos 50, 60, como os bondes, os chapéus que nossos avôs, tios sempre usavam na época.

A inspiração de quem os pintou com grafite demonstra aqueles momentos de 50 anos passados. Alguns tipos de desenhos reproduzem portas de bares, de teatros, enfim, da vida noturna desta capital.

Portanto milhares de veículos que trafegam por esta maravilha de avenida, que nos leva ao Ibirapuera, ou Avenida Brasil, ou aeroporto de Congonhas, com prolongamento pela Rubem Berta, seus motoristas, motociclistas ficam sem poder observar, pois com velocidade e atenção no carro da frente, ou motos dos lados, perdem a oportunidade de observar a maravilha de mural que é arte na rua.

Muito melhor verificar e ter a visão com arte do que as pichações, nos prédios, paredes, que muito degradam a nós paulistanos e paulistas, ou turistas que visitam esta cidade de São Paulo.

Enfim, homenageio esta Avenida 23 de Maio, trafegando por ela, com visão do Obelisco, dos heróis da revolução, ponto turístico, que no final de ano embeleza-se ao seu lado a árvore de Natal, iluminando e sendo visitada por todos nós que moramos, ou por visitantes, pois é uma atração turística, dentre centenas de outros pontos turísticos de São Paulo minha cidade.

e-mail do autor: [email protected]