Ano Novo, vida nova

Tudo na nossa vida é importante, uma chance, uma oportunidade, dizem que o cavalo só passa encilhado uma vez. Traduzindo você tem que agarrar com força as oportunidades apresentadas.

Ora quando morava em São Paulo capital, tinha essa ideia na cabeça. Agarre-se a essas oportunidades. As oportunidades, eu agarrava-as dos anúncios de Jornal, dos classificados; e lá ia eu em busca dos meus sonhos?

Grandes empresas, de nome, manchetes enormes, empresas como a Matarazzo, Gessy Lever, Alpargatas, Vulcabrás, Nestlé…lá ia eu… Não estou me queixando, só recordando de que sonhava com uma grande empresa e lá demonstrar meu talento.

Sempre tive muita confiança própria, sempre coloquei na cabeça que daria conta do recado, fosse qual fosse a responsabilidade. Recentemente, li uma frase que dizia que “assumir responsabilidades é uma irresponsabilidade, talvez porque nem sempre que achamos que podemos, damos conta do recado”.

Esse texto nos remete aos jovens de hoje; para nós que já tivemos as oportunidades de trabalho e já aposentados terminou aquela 'luta' pela sobrevivência, mas não com completa segurança, sempre há aquele, "mas", todavia, quem sabe aquele talvez ainda ronda em nossas mentes.

O sucesso e o fracasso de nossas carreiras profissionais sempre estão em jogo, saber como transcorreu, comparar etc… Na minha avaliação, particularmente fui um “vencedor”, mas não um super cara, um “tremendão”, desses caras que a TV mostra que apesar da decadência e dos limites ainda estão batalhando. Refiro-me a alguns artistas, cantores, compositores famosos, “setentões” que ainda se reservam o direito de ter seu espaço.

Ainda não sou “setentão”, falta tempo. E insisto em pensar que sou ainda a “salvação da lavoura” e que de minha cabeça, ainda poderão surgir grandes idéias. Levo-me em consideração, haja vista as qualidades que possuímos. Nada de exagero, para nós manter a humildade também faz bem, atrai simpatias e respeito. Com o cuidado de não cair no ridículo. Pessoas “idosas”, há sempre aquele velho chavão, não queira aparecer, pois isso fará você cair no ridículo.

A gente tem que ser sincero na avaliação própria de desempenho e reconhecer também que as forças físicas com o tempo perdem sua elasticidade, assim controle-se.

Os norte-americanos parece terem em sua cultura valorizar a idade mais avançada. Há exemplos de que jovens de70 anos começam uma nova carreira, um novo ciclo. Acredito muito nisso. Querer é poder. Se a gente possuir lucidez, grana para investir, por que não?

Um negócio talvez rendoso seja aquele, negociar velharias, antiguidades, coisas antigas, mas com todo o cuidado, pois nisso também tem falcatruas; as peças foram substituídas, não é mais original e assim, para quem conhece a barganha é aconselhável.

E os (as) coroas paulistanos que o digam, muitos assim se revelaram bons escritores e diariamente estão aqui no ar, no site: São Paulo Minha Cidade, demonstrando talento, atributos… Parabéns, portanto, a vocês idosos que não se entregam a aposentadoria total, igual o meu caso, em busca de oportunidades para demonstrar seus dons. Não os enterre.

E-mail: [email protected]