A nossa costureira

Poucos meses antes de mudar-nos de São Paulo, minha esposa convidou-me para acompanhá-la até o Ipiranga/Sacomã, pois pretendia comprar tecidos para costurar algumas peças.

Fazia alguns anos que eu não percorria, a pé, aquele bairro. Ou melhor, o "Ponto Fábrica". Ela disse que iria até as Casas Pernambucanas, pois ali encontraria o tecido desejado.

Lá fomos nós, procuramos um lugar para estacionar, foi difícil mas conseguimos.

Tomei a direção do antigo balão do bonde, e a esposa me direcionou para outro lugar, na Rua Silva Bueno. Mudou, faz tempo… A acompanhei.

Passamos em frente ao antigo cine Anchieta, lugar de tantas recordações, e logo adiante entramos numa loja. Tênis, eletrodomésticos, celulares, e toda a sorte de coisas diferentes do objetivo que eu imaginava. Perguntei:

– Não íamos até as Pernambucanas?

– Sim, é aqui.

Lá no fundo da loja, numa área restrita, algumas peças de tecidos e só.

Voltei decepcionado.

Recordava-me daquela loja, na esquina das Ruas Lino Coutinho e Silva Bueno, uma calçada em curva, de onde a gente visualizava pilhas e pilhas de tecidos dos mais variados tipos, padrões e cores. Recordei-me de nossa costureira, que ali se abastecia.

Encontrava tempo, pois além de cozinhar, lavar louça, puxar água do poço, limpar a casa, lavar e passar roupa (com ferro a carvão), conseguia costurar a roupa de toda a família. Calças, camisas, cuecas, nossos uniformes escolares, e até se arriscava e conseguia melhorar os ternos dos irmãos mais velhos. Ah, encontrava ainda tempo para costurar algumas encomendas de vizinhas, não tão privilegiadas, pois ela muito se orgulhava de uma máquina de costura White Rotary, adquirida de segunda mão em 1945.

Ensinou-nos, ainda, a nunca desistir. A lutar, a valorizar pequenas conquistas, a ter apego às mesmas. Sem nunca, isso, nos ter dito.

Ainda conservo a tal máquina de costura, e ao passar a seu lado, imagino ouvir os sons do pedal, da engrenagem funcionando, da tesoura e até de suas lamúrias, esbravejando, quando algo não estava dando certo.

E-mail: [email protected]