Lendo novamente as belas narrativas deste site, observei que várias e justas homenagens são prestadas a praças, ruas, lojas, bares, e outros lugares que foram e sempre serão de destaque nesta nossa querida cidade de São Paulo.
Por este motivo estou dedicando estas poucas linhas a uma grande personalidade. Embora esta personalidade mereça várias e várias páginas de homenagens e reverencias. Estou me referindo a um grande paulistano, um grande paulista e um grande brasileiro.
Quem não conhece o grande campeão mundial Eder Jofre?
O galinho de ouro como é conhecido até hoje… Foi campeão mundial por duas vezes, a primeira pela categoria de peso galo, e a segunda pela categoria peso pena.
Quem acompanhou a carreira deste fenômeno da nobre arte como eu e como os de minha geração tem a certeza que jamais viram ou virão outro igual a ele. Meus respeitos e admiração a Popó, Maguila, Servilio de Jesus, Miltom Rosa, Luiz Inacio, Miguel de 0liveira, Sertão e outros tantos campeões que tão bem representaram e honraram o boxe brasileiro. Mas como Eder Jofre não vi nenhum.
Eder Jofre, para ser campeão mundial, venceu grandes monstros do pugilismo internacional.
Foi várias vezes citado pelos grandes nomes do pugilismo e pela crítica internacional como sendo um dos mais técnicos, mais eficiente e mais completo lutador de todos os tempos.
Sua pancada de direita era fatal, se acertasse o endereço não dava outra, era nocaute na certa.
Eder Jofre veio de uma família de pugilistas, praticamente nasceu dentro de uma academia e muito cedo começou a praticar o boxe.
Treinado pelo seu pai, o lendário Aristides Jofre, que com muita dedicação técnica e treinamento o talhou para ser o grande campeão que foi e o grande homem que é.
Por este motivo, Paulistanos, Paulistas e brasileiros jamais se esquecerão deste grande campeão e de seu grande treinador…
Obrigado Aristides Jofre.
Obrigado Eder Jofre.
e-mail do autor: [email protected]