Toscano ou Obama?

O que atualmente me intriga: a verdadeira idade do meu pai, o Toscano, de nome Orestes, e como, de agora em diante, o mundo olhará para a África negra, tendo o negro Barack Hussein Obama II como o 44º presidente do país mais poderoso do mundo.

O negro Orestes Bernardo de Pádua sempre afirmava ter mais idade do que constava nos seus documentos, na sua certidão de nascimento.

Dizia: "quando fui registrado no cartório de Sorocaba/SP, já era moleque crescido, até me lembro da ocasião; tinha mais de dez anos comparado com os meninos meus colegas; nasci em um pequeno sítio, éramos pobres e vivíamos muito longe da cidade". Ele foi registrado como tendo nascido em 28 de fevereiro de 1910. Acontece que o seu registro foi novamente feito no Cartório da Bela Vista/SP, isso em 1943 – acredito que para poder se casar com a minha mãe, Dona Benedita, sendo ele mesmo o declarante, sob suposta, "perda dos documentos".

Meu pai faleceu em 2002, portanto segundo o Cartório de São Paulo, com 92 anos de idade. Mas repito, ele sempre falava, consciente e orgulhosamente: "sou bem mais velho, tenho mais que isso". Numa conta simples, a partir do que ele afirmava e no que deva estar em algum cartório de Sorocaba/SP, o qual ainda não localizei, deve-se acrescentar mais ou menos dez anos. Portanto, o meu pai, quando foi ao céu, deveria estar com 102 anos.

No dia 20 de novembro de 2008, Dia da Consciência Negra, fui ao Museu da Casa Brasileira e tive a oportunidade de assistir a um documentário sobre um pequeno país da África negra, “7 dias em Burkina”. O nome do país, Burkina Fasso, significa "local dos homens íntegros". Saí convencido de que o velho Orestes, o Toscano, ex-jogador do Juventus/SP e modesto funcionário público, tem antepassados em Burkina Fasso. Sua vida sempre foi orientada pela integridade, generosidade e simplicidade.

Quanto ao Obama, senador democrata nos Estados Unidos da América, com 47 anos, todos já sabem quando e onde nasceu, quem foram os seus pais e como foi criado. Como filho de pai queniano e mãe americana, poderá fazer com que o mundo finalmente olhe para a África negra? Afinal, as palavras "esperança" e "mudança" foram exaustivamente repetidas durante toda a campanha eleitoral. Estou confiante, acreditando que o mundo está se lembrando e conhecendo este esquecido continente. Em tudo mesmo.

No Brasil, as certidões de nascimento são feitas gratuitamente, e o Dia da Consciência Negra é lembrado mostrando a verdadeira situação dos países africanos, no caso, Burkina Fasso, anteriormente denominado Alto Volta e tendo o segundo mais baixo IDH mundial – Índice de Desenvolvimento Humano, mas onde os homens ainda afirmam serem íntegros.

(Obama também é nome de uma cidade japonesa localizada na província de Fukui.)

e-mail do autor: [email protected]