Quarta-feira, 20 de agosto, 19h30, estou em frente do meu notebook para assistir ao jogo entre Palmeiras x Sport.
Meu time mais uma vez decepciona e, depois de abrir o placar, sofre dois gols e perde novamente. Pela décima vez neste campeonato, a Sociedade Esportiva Palmeiras fica sem ganhar uma partida e, consequentemente, passa a ocupar o último lugar na tábua de classificação, ou seja, é o lanterna do campeonato.
Embora entristecido, ouço por diversas vezes os locutores e repórteres dizerem, aos quatro cantos, que o Palmeiras era o lanterna da competição.
Tentando mudar o foco da conversa, surge em meu pensamento um questionamento: Por que o termo lanterna é utilizado para designar o último classificado de uma competição?
Não precisei de muito tempo para obter a resposta. No dia 21, logo nas primeiras horas, antes de começar o tormento do horário político, Milton Neves, o cronista esportivo de maior merchandising do rádio brasileiro, através das ondas da Rádio Bandeirantes, atendeu aos meus anseios.
Esclarecendo a dúvida, o comentarista explicou que nos antanho, existia um jornal esportivo de tiragem campeã intitulado “A Gazeta Esportiva” - hoje, existe apenas em forma digital pela internet -, cujo principal slogan era “A Gazeta Esportiva não deu, ninguém sabe o que aconteceu!” Eu, na minha juventude, brincava dizendo que estava descendo a Brigantonio Luiz Andeiro, lendo a Gastiva Esporzeta, traduzindo: descendo a Brigadeiro Luiz Antônio, lendo a Gazeta Esportiva.
Voltando aos esclarecimentos fornecidos por Milton Neves, às segundas-feiras, um dia após as disputas futebolísticas do domingo, na ultima página, o jornal trazia a figura de uma locomotiva puxando diversos vagões. Cada um desses vagões representava um time do campeonato e todos estavam atrelados à locomotiva respeitando a ordem de classificação no campeonato. Lógico, o último vagão era representado pelo último classificado e estava sempre, ornamentado por uma lanterna.
Daí, lógico que por analogia, o último classificado ser apelidado de lanterna do campeonato.
A Gazeta Esportiva se foi, os campeonatos mudaram de titulação, os times ficaram e mantiveram suas tradições. Da mesma forma que o título para o primeiro colocado ficou sendo, como sempre, campeão e a denominação para o último classificado se manteve como lanterna, até os dias atuais.
Dirimida a dúvida, voltei para a atualidade e, continuei a sofrer pela péssima colocação do meu time no ano de seu centenário de existência.
E-mail: misagaxa@terra.com.br