Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares A volta do Cine Belas Artes! Autor(a): João Cláudio Capasso - Conheça esse autor
História publicada em 22/07/2014
Nasci na Rua da Consolação, em 1940. Conheci, e conheço todos os lugares e pessoas que moraram, e moram, no local.
 
Vi os alargamentos das ruas, da Avenida Paulista...
 
Quando alargaram a Avenida Paulista - na esquina da Rua Consolação, ao lado do “Cine Ritz” -, inauguraram o lindo “Cine Trianon”. Era um cinema moderno na época. Frequentei-o por muito tempo. Tive momentos de muita alegria na minha mocidade.
 
Depois de muitos anos, o Cine Trianon fechou as portas. Foi uma tristeza geral para os jovens da Rua da Consolação. Uma parte da nossa mocidade morria ali, com o cinema.
 
Passado algum tempo, a alegria voltava. No local do Cine Trianon, nascia o lindo Cine Belas Artes, um cinema com várias salas de projeção – isso sim, era uma novidade para a época.
 
Eu assitia a todos os filmes, conhecia todas as salas do cinema. A nossa mocidade tinha voltado para a esquina da Av. Paulista, com a Rua da Consolação. Todas as noites eram uma linda festa. 
 
Depois da saída do cinema, frequentávamos os lindos bares “Riviera” e “ponto 4”. Ficávamos bebendo e comendo os deliciosos sanduíches, e o famoso “filé a parmegiano” com o saboroso arroz à grega do “ponto 4”.
 
Foi uma época maravilhosa. Uma grande parte da minha vida eu vivi ali, na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista.
 
Depois de muitos anos, fiquei sabendo que o maravilhoso Cine Belas Artes, tinha fechado as portas. Fui até o local sozinho. Chorei muito ao me lembrar da minha mocidade, dos momentos felizes que eu passei no cinema.
 
Estava vendo um programa na TV, e na reportagem, descobri que o Cine Belas Artes voltaria a funcionar, todo reformado. Foi uma alegria muito grande para mim.
 
Chorei de felicidade. Agora com 74 anos, podia voltar ao lugar em que eu fui muito feliz. Infelizmente, os bares “Riviera” e “ponto 4” não existem mais.
 
Aquela esquina, da Av. Paulista com a Rua da Consolação, é um Lugar Sagrado.
 
E-mail: jccapasso2@hotmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 28/07/2014

caro alexandre ronan,obrigado pela informação,e verdade o bar Riviera voltou a funcionar esta lindo,agora também com conjunto musical.

o belas artes voltou também,que maravilha, o lugar sagrado esta de volta.AV> PAULISTA, x CONSOLACAO.

Enviado por João Cláudio Capasso - jccapasso2@hotmail.com
Publicado em 25/07/2014

Um retorno feliz e esperamos que não fique no "oba-oba", deixando tudo ao esquecimento. Conheci e fui muito no Belas Artes, parabéns pela lembrança, Capasso.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 23/07/2014

Sr Capasso

Li que o bar Riviera foi reaberto no mesmo lugar, Paulista com Consolação pelo chef Alex Atalla se quiser relembrar é só dar uma passadinha por lá

Abraços

Alexandre

Enviado por Alexandre Ronan da Silva - alexandreronan@gmail.com
Publicado em 23/07/2014

Capasso, também frequentei por algum tempo o Belas Artes e até o Riviera, o ponto 4 não cheguei a frequentar, felizmente o cinema voltou a funcionar, parabens pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 22/07/2014

Muito bom, fico imaginando a emoção do retorno de uma obra tradicional como o predio e o cinema que fez história em São Paulo, oxalá todos voltassem como era antigamente para o glamour da cidade, parabéns,Estan.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
« Anterior 1 Próxima »