Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias Non ducor, duco Autor(a): Modesto Laruccia - Conheça esse autor
História publicada em 19/05/2014
No dia 17 de maio de 2014, uma revista de circulação internacional publicada aqui, em São Paulo, traz um artigo na página 126, última da revista, do J. R. Guzzo, cujo enfoque é, justamente, São Paulo, sob o título “Brasil brasileiro”. 
 
Um artigo que todos, se tiverem interesse, deveriam ler, pois o articulista não destaca as evidências arquitetônicas, as belezas de seu perfil, dos museus, dos palácios, nada disso. Profere uma defesa de nossa cidade contra determinados políticos, representantes de regiões que sentem ojeriza pela postura que São Paulo ostenta em ser a maior cidade brasileira. Em tudo e por tudo São Paulo merece respeito, não são sequelas de antigas rusgas que irão deturpar a posição alcançada por São Paulo.
 
Em um determinado trecho do artigo, o Guzzo diz: 
“Foi em São Paulo que o Brasil ouviu pela primeira vez a palavra ‘greve', e os senhores da corte no Rio de Janeiro ficaram sabendo de uma novidade revolucionária – a de que um trabalhador era um ser diferente de um escravo, precisava ser pago e tinha direitos”.
 
Por esse motivo, temos que ter em mente sempre o valor de nossa cidade, defendê-la em qualquer circunstância, não titubear diante de críticas e rancores mal disfarçados. Obrigado.
 
E-mail: modesto.laruccia@hotmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 22/05/2014

Apesar de tantos, políticos, mídia, artistas, trabalharem contra a imagem de São Paulo, ela ainda continua sempre no top de todas as pesquisas, pois São Paulo tem luz própria, se auto suatenta e não é arrogante, os cães ladram mas a caravana de São Paulo não para continua sempre passando à frente de tudo e de todos pois seu nome também é sinônimo de trabalho.

"São Paulo, gostem ou não, é a mais brasileira das cidades do Brasil – nenhuma outra, nem de longe, é o lar de tantos brasileiros vindos de outros estados. Tem 3 milhões de habitantes nordestinos, mais que qualquer cidade do Nordeste. A eles se somam os filhos, netos e bisnetos das massas vindas do Norte – os verdadeiros paulistanos de hoje. “Elite branca”, na cidade onde milhões de moradores formam a maior mistura de etnias de todo o Brasil? A cidade mais reacionária do país? São Paulo é onde o Brasil descobriu, com os imigrantes estrangeiros, que existia algo chamado “trabalho”." ( extraído do texto de J. R. Guzzo)

Obrigada Clésio por ser tão paulistano.

Enviado por Julia Poggetti Fernandes Gil - gibajuba@yahoo.com.br
Publicado em 20/05/2014

Modesto, salta aos olhos a campanha que certos politicos fazem contra São Paulo, mas não adianta, podem fazer o que quizerem, ninguém consegue quebrar a nossa força, avante São Paulo! parabéns pelo seu valoroso texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 20/05/2014

são Paulo e a melhor cidade do mundo aqui tem de tudo.

mas infelizmente esses malditos políticos ladroes,nao deixa são Paulo crescer mais.

temos em quilômetros o menor metro¨do mundo,

SAO PAULO E O CORAÇAO, DO BRASIL.

Enviado por João Cláudio Capasso - jccapasso2@hotmail.com
Publicado em 20/05/2014

Não sei discutir este assunto só sei que o Centro de São Paulo virou um verdadeiro lixão com um mal cheiro insuportável e recinto de moradores de rua,craqueiros e cercado por delinquentes e "di menor" aterrorizando quem precisa e tem que trabalhar.Minha neta fez um passeio turístico pelo Centro de São Paulo com sua escola e voltou enojada dizendo que nem ela e nem todos da excursão jamais voltariam a pisar no centro.Tudo bem para quem não precisa voltar,mas quem trabalha no Centro faz o que???

Enviado por Walquiria - walquiriarocha@yahoo.com.br
Publicado em 20/05/2014

Modesto ,por ser paulista e vivendo fora do Brasil por tanto tempo encontrei sempre um certo preconceito de alguns patricios brasileiros de outros estados , mas nunca deixei de sempre defender a minha terra com comparacoes dignas do nosso querido estado , mas nunca perdendo a esportiva .Se Sao Paulo fosse um pais seria muito mais rico e poderoso de que muitos paises da America Latina. Abracos Felix

Enviado por João Felix - jfvilanova@gmail.com
Publicado em 19/05/2014

Esta é a nossa cidade, e somos todos nós assim, não desisto, insisto.

Enviado por Marcos Aurelio Loureiro - marcoslur_ti@yahoo.com.br
Publicado em 19/05/2014

Concordo em gênero, número e grau com o amigo Modesto.

Enviado por Miguel S. G. Chammas - misagaxa@terra.com.br
Publicado em 19/05/2014

Como sempre, meu querido Modesto, texto impecável. Realmente detesto quando umas tantas pessoas só apontam os aspectos difíceis, complicados da cidade. Prefiro percebê-la na sua complexidade e encanto, acolhimento e sofrimento. Sempre a dualidade foi o perfil da cidade que não é conduzida, mas conduz. Non è vero? Um grande abraço e parabéns.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 19/05/2014

Laruccia - Muito bem colocado por você sobre nossa Capital - Agora tem um artigo que vou reproduzi-la abaixo, na época um deputado que queria mudar a Capital para o interior de Sampa (Bauru) Esse comentário é de Lucas Alves postado a 6 anos atrás - Independente de partido ou nao,devemos ser justos, achei muito interessante o projeto do deputado,pois e de politicos assim q o brasil necessita,...q pense no futuro,na populaçao,na melhoria da saude....etc...concordo q o projeto e polemico...mas imaginem daqui 10 anos...como vai estar a cidade de sao paulo,chegou no limite..nao tem onde mais crescer,e transito parado,super populaçao,etc...acho q necessita de estudos sim ,para saber onde ,como,gastos,etc..e tomar a atitude certa...rio de janeiro era capital do brasil portanto a capital mudou para brasilia,nos estados unidos as capitais dos estados sao cidades menores...apoio o projeto ,pois sao paulo necessita de mudança... pois agora a cidade e parada..imaginem daqui 10 anos..vamos demorar 5 horas para chegar de uma esquina a outra...necessita de mudanças - Modesto concordo com ele apesar de a Capital ficar mais no centro do Estado, trariam muitas industrias para o interior desafogando a Capital e o crescimento das cidades aqui do interior ao redor de Bauru - Seria minha opinião - Forte abraço ...

Enviado por José Aureliano Oliveira - joseaurelianooliveira.aureliano@yahoo.com.br
Publicado em 19/05/2014

Modesto, li o artigo de Augusto Nunes na Veja falando do JR Guzzo e realmente estáo fazendo uma lavagem cerebral na população menos instruidos do Brasil, que infelizmente é a maioria, jogando uns contra os outros, velha guerra de nervos e politica, temos a obrigação de compartilhar seu texto e a pagina de Veja para alerta geral, parabéns,Estan

Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
« Anterior 1 2 Próxima »