Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Cine Ypiranga Palácio Autor(a): Nelinho - Conheça esse autor
História publicada em 24/04/2014
Hoje, devo falar um pouco de um cinema que funcionou no Ipiranga até o início dos anos 60, essa casa de espetáculos foi fundada em 1924 com o nome de Cine Theatro Brasil. Além da exibição de filmes, ali também eram realizados concorridos bailes; em 1939 mudou para Cine Ypiranga Palácio e passou a funcionar somente como cinema, o prédio ficava na Rua Tabor nº 75, naquela época eram exibidos, além dos "trailers" de filmes que seriam exibidos na semana seguintes, dois filmes: um seriado e um cinejornal, nas matinês de domingo além do programa já citado eventualmente eram exibidos desenhos do Popeye, Gato Félix, etc.
 
Foi nesse cinema que eu tive oportunidade de assistir a vários filmes de grande sucesso e vários seriados que fizeram a alegria da garotada e dos adolescentes naquele tempo, entre os filmes inesquecíveis posso citar os seguintes:
 
- "A Adaga do Rei Salomão", não me lembro o nome dos artistas.
- "Almas em Fúria", com Gilbert Roland, Bárbara Stanwyck e Wendell Corey.
- "As Mil e Uma Noites", com Sabú, John Hall, Maria Montez e Turhan Bey.
- "Amar Foi Minha Ruína”, com Gene Tierney, Cornel Wilde, Jean Crain.
- "Laura", com Dana Andrews e Gene Tierney.
 
Os seriados geralmente eram produzidos em 15 capítulos, já não me lembro com clareza de todos a que eu assisti, mas alguns deles foram emocionantes, entre eles eu posso destacar os seguintes:
 
- "A Sombra Destemida", com Bela Lugosi e Robert Kent.
- "Flash Gordon No Planeta Marte", com Buster Crabbe.
- "A Deusa de Joba", com Clyde Beatty.
- "Os Perigos de Nyoka", com Clayton Moore.
 
Esses dados que agora transcrevo eu tirei de um velho caderno escolar, na capa estava escrito: "Caderno de Linguagem", onde eu costumava registrar alguma coisa interessante que eu lia nos jornais da época, nas histórias contadas por meus familiares e nos bate-papos com os amigos. O caderno já não existe mais, porém a maior parte ficou gravada em minha memória, foram passagens marcantes de um tempo que não volta mais, porém, como dizia o grande locutor Fiori Gigliotti, "ficarão para todo o sempre incrustados no meu cantinho de saudade".
 
E-mail: lt.ltesser@hotmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 04/05/2014

Boas lembranças as suas Nelinho, dos filmes citados assisti "Almas em Furia", com Gilbert Roland. Nesta época não tínhamos internet,computador,celular, ipod, mp3,dvd,cd, etc., mas tínhamos alegria e eramos felizes. Abraço

Enviado por Flavio Candido - solacrepe@gmail.com
Publicado em 29/04/2014

Nelinho, como é bom recordar esse tempo de cinema, a nossa principal diversão, além dos bailinhos no fundo do quintal. Esse tempo não volta mais, mas está tudo registrado em nossa memória. Um abraço amigo. Foi muito bom reencontrar vocês, eu e a Jurema rimos muito.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 25/04/2014

Lembranças de filmes antigos são minha predileção, Nelinho, como todo bom paulistano e os de nossa idade, o cinema era (e ainda é), nosso principal divertimento. Gostei muito de sua "mechida" naquela época. Parabéns, Tesser.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 24/04/2014

Capasso, obrigado pelo subsídio, eu não me lembrava dos artistas do filme Adaga do Rei Salomão.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 24/04/2014

Nelinho, gostei muito do seu texto porque me fez lembrar casos contados pela minha mãe. Eu nunca fui muito de ir ao cinema e, mesmo em casa, sempre arrumo outras atividades. E como o meu pai gostava do Fiori Gigliotti... um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 24/04/2014

Nelinho querido, estão nos cantinhos da saudades de todos nós. Abraços

Enviado por Arthur Miranda (Tutu) - 27.miranda@gmail.com
Publicado em 24/04/2014

Nelinho, nunca fui fanatico por cinema, mas admiro quem tem esse conhecimento como voce e relembrar essas raridades dos cinemas de bairro, que hoje se encontram na sua maioria nos shoppings, parabénsa,Estan.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
Publicado em 24/04/2014

caro NELINHO, ADAGA DO REI SALOMAO, FOI COM ROD CAMERON, JOAHNA MASH

GOSTO MUITO DE CINEMA,

BOM TEXTO,

Enviado por João Cláudio Capasso - jccapasso2@hotmail.com
« Anterior 1 Próxima »