Leia as Histórias

Categoria - Outras histórias Congresso de Segurança Pública – SP Autor(a): Vilton Giglio - Conheça esse autor
História publicada em 16/04/2014
São Paulo, 12 de abril de 2014, Teatro Gazeta, Av. Paulista, 900, onde participei do Congresso de Segurança Pública – SP. 
 
Nunca imaginei que um dia teríamos isso e participaria, pois o mundo está mesmo indo de mal a pior em termos de respeito, moral, ética, um tema muito pesado, mas tem que ser realizado, para que possamos juntos, e se possível de mãos dadas, e com pensamentos positivos, acharmos caminhos e ficarmos mais leves e passarmos aos nossos semelhantes.
 
Esse congresso teve início às 9h30 e terminou por volta das 17h30, com a participação das ilustres autoridades, como Dr. Kleber L. de Aquino, juiz de direito e assessor do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo para Assuntos de Seg. Pública; Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso, segurança pública e advocacia; Dr. Alexandre Rocha Almeida de Moraes, promotor de justiça, coordenador do Caocrim do Min. Público e membro consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP; Dr. Oswaldo Negrini Neto, perito criminal aposentado, Doutor em física; prof. de criminalística da Acad. de Polícia e membro consultor da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP, Cel. PM Benedito Roberto Meira, comandante geral da PM do Estado de São Paulo; Dr. Luiz Mauricio Souza Blazeck, delegado geral da Polícia Civil de São Paulo; delegado prof. Magno, foi convidado também o ministro da justiça, mas não pode comparecer.
 
O auditório estava lotado, com 700 convidados, entre advogados, estudantes e estagiários, o comandante da PM nos deu os números da sua corporação, bem como o número de viaturas, homens, ligações para o 190, inclusive três conversas entre quem pede auxílio e quem atende, ou seja, os tipos de auxílio, o sujeito que liga e diz: 
 
“1- Meu burro empacou e não quer andar, o que faço? Estou perdido!
2- Minha chave quebrou dentro da fechadura. O que tenho que fazer? 
3- Preciso pegar um ônibus para tal lugar. Qual ônibus pego?”. 
 
E por aí vai... 
 
Então vejam quanto tempo se perde em uma ligação e que não é de emergência, são 28 mil ligações por minuto, são 83 mil homens na corporação; os números são maiores que em muitos países. Outro dado que muitos paulistanos e brasileiros não sabem: a UPP do RJ, foi copiada das bases comunitárias de São Paulo, os PMs do RJ vieram a São Paulo para aprender e estes por sua vez estiveram no Japão para trazer o que funciona de lá, ou seja, copiaram também, dados passados pelo comandante geral da PM, Paulo.
 
Foi um congresso muito proveitoso, onde São Paulo, como sempre, sai na frente em tudo. Temos, por exemplo, a tornozeleira para o apenado onde o custo fica em torno de R$ 9,35. Isso mesmo, foi nos passado sobre uma modelo com uma linda "tornozeleira", a qual teve a criatividade de colocá-la dentro de uma bolsa toda cor de rosa "um belo" disfarce... Foi falado sobre o tal Narguile, ou seja, drogas. Se você fumar o tal por um período equivale a 55 cigarros.
 
No período dos anos 70, 80 até uma parte de 90 não tínhamos isso; seminários, cursos, palestras, a juventude tinha outros valores, outros conceitos, inclusive religiosos, que é o que mais faz falta atualmente para todos.
 
Temos no Brasil 550 mil presos, um déficit de 150 mil vagas, sendo que existem para entrar no sistema penitenciário mais 95 mil futuros presos, aliás, a palavra "penitência" já vem de muitos anos, era usada pela Igreja Católica e os senhores já deduzem para que. Sem contar os futuros que estão na Fundação Casa, ao passarem a fase adulta...
 
Só confirmo nos meus pensamentos o que precisamos fazer urgente no Brasil: uma reforma no sistema penitenciário, reforma no ensino, muitas escolas, mas muitas, repensar os políticos, baixar os juros, acabar com o consumismo e por aí vai...
 
Torço muito para que esses congressistas da nossa São Paulo e do Brasil sejam iluminados em seus projetos.
 
Parabéns!
 
Obs.: patrocinado pela OAB-SP.

 

 

 

 

 

E-mail: viltongiglio25@gmail.com
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 24/04/2014

Vilton, muitas mudanças são necessárias e nunca foram tão urgentes. Parabéns pelo texto. Um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 21/04/2014

Vilton, tomara que todos os projetos destinados ao bem comum sejam rapidamente acelerados. Brasil precisa urgente de mudanças. Um abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 18/04/2014

Concordo Vilton, só acrescentaria que é necessário uma urgente revisão da nossa legislação Penal.

Enviado por Marcos Aurelio Loureiro - marcoslur_ti@yahoo.com.br
Publicado em 16/04/2014

Vilton, é preciso que haja maior agilidade nas providências estudadas, convém também dar uma olhada na maioridade penal e acabar com a impunidade, parabéns pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 16/04/2014

É uma luta muito árdua e desigual para quem quer que possa se interessar pelos projetos emergenciais da nossa São Paulo...Eu particularmente desacredito e vejo que só resta uma restinha de luz no fim do túnel e que a tendência é se apagar...

Enviado por Walquiria - walquiriarocha@yahoo.com.br
« Anterior 1 Próxima »