Leia as Histórias

Categoria - Personagens Hilderaldo Luiz Bellini Autor(a): Clesio de Luca - Conheça esse autor
História publicada em 24/03/2014
Hilderaldo Luís Bellini foi um futebolista brasileiro, capitão da Seleção Brasileira de Futebol na conquista do primeiro título mundial, em 1958.
Nascimento: 7 de junho de 1930, Brasil.
Falecimento: 20 de março de 2014.
Altura: 1,81 m.
Posição: Zagueiro - Fonte Wikipédia.
 
Bellini nasceu em Itapira município de São Paulo. Esta é uma homenagem que prestamos ao nosso capital Bellini que, com Orlando, fazia dupla de área no Cube Regatas Vasco da Gama e integraram a seleção brasileira de 1958. Como capitão levantou a taça do maior título mundial na Suécia ao sagrar-se campeão do mundo pela primeira vez na história do futebol brasileiro.
 
Bellini fazia parte também do Clube da Cruz de Malta, de São Januário, no RJ, ao lado de: Barbosa, Paulinho e Bellini, Ecio Orlando, Coronel,  Sabará, Livinho, Vavá, Walter e Pinga. O massagista era Mário Américo, símbolo vascaíno.
 
A cidade de Itapira, por causa dos três hospitais psiquiátricos lá existentes, era chamada de  cidade dos loucos. Itapira também possui um clube de futebol, a Sociedade Esportiva Itapirense que disputa a serie A-3 do campeonato paulista e faz parte da FPF - Federação Paulista de Futebol. 
 
Sem dúvida, Hideraldo foi um dos maiores jogadores nascido nas divisões de base. Nenhum outro jogador de expressão surgiu do Itapirense, mas o maior beque da década de 50 certamente era Bellini. 
 
Creio que na copa de 62 no Chile, quando o zagueiro era Brito também do Vasco, tenha sido influencia do zagueiro, mas Brito também era um excelente defensor. Regina Azevedo, Miss São Paulo 1956 também nasceu em Itapira entre outras figuras importantes.
 
A vida é assim, cruel com os ídolos também. Depois da brilhante campanha como jogador de futebol, Bellini nos deixa com 84 anos de idade, neste último dia 20 de março devido aos males de Alzheimer. Mas certamente não lhe tira os méritos por isso, todos nós podemos padecer também desse mesmo mal.
 
Bellini jogou no Vasco, São Paulo e Atlético Paranaense.
 
Hilderaldo Luiz Bellini, nossa homenagem a você “cracão” de bola e que Deus do Céu te receba no time celestial. Pêsames a sua família.
 
 
E-mail: clesiodeluca@yahoo.com.br
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 25/03/2014

Clésio, com certeza o Bellini já deve estar escalado como titular na Seleção Celestial, grande zagueiro que possuía um talento todo especial além da lealdade no jogo em sí, que Deus o tenha, parabéns pelo texto.

Enviado por Nelinho - lt.ltesser@hotmail.com
Publicado em 25/03/2014

Bellini, não tinha vergonha de dar bicão para frente. Zagueiro zagueiro.

Enviado por Marcos Aurelio Loureiro - marcoslur_ti@yahoo.com.br
Publicado em 25/03/2014

Emocionante homenagem a Bellini que inspirou um grande número de craques, por esse Brasil afora. Parabéns, Clesio.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 24/03/2014

Clésio, como é maravilhoso imortalizar através das letras uma pessoa que marcou época. Que Bellini esteja em paz e a família seja confortada. Parabéns e um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 24/03/2014

Ele estando no céu, se puder olhar para o tempo passado vera que naquele ano 1958 o lugar onde ele está (céu) ficou recheado de balões. Nunca vi tantos balões nesse dia da conquista de campeão do mundo. Abraços Paulistano ...

Enviado por José Aureliano Oliveira - joseaurelianooliveira.aureliano@yahoo.com.br
Publicado em 24/03/2014

A "zaga" perdeu três Santos no ano passado: Djalma, Gilmar e Newton e agora segue-os o capitão de 58. O Céu tem agora uma grande defesa!!!Parabéns pela homenagem.

Enviado por Carlos Fatorelli - cafatorelli@gmail.com
Publicado em 24/03/2014

Que sua alma descanse em paz.

Abraço

Enviado por Benedita Alves dos Anjos - dosanjos81@gmail.com
Publicado em 24/03/2014

Caro Clésio, legitima a homenagem ao Bellini, que também foi o primeiro a levantar uma taça acima da cabeça, pena que nos dias de hoje quando um atleta levanta uma taça, o faz deitada, sempre mais recomendável a taça na vertical como fez Bellini em 1958 e Mauro na Copa de 1962 no Chile, parabéns.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estan_tec@hotmail.com
Publicado em 24/03/2014

Linda homenagem e que ele siga em paz e na luz divina. Um abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 24/03/2014

Grande homenagem. Com saopaulino que sou agradeço os serviços prestados por ele ao meu tricolor e ao Brasil.

Enviado por Samuel de Leonardo - samuel.leo@hotmail.com.br
« Anterior 1 Próxima »