Leia as Histórias
Você precisa estar logado para comentar esta história.
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Estan, primeiramente obrigado por suas palavras. Mas...quanta saudade. Viajei muito nessa linha de bonde e era divertido na hoje Vereador José Diniz onde não passava automóveis. Só o bonde passava por ali.
Acho que foi erro tirarem os bondes da nossa cidade, assim como também acabarem com nossas saudosas ferrovias. Esses meios de transporte deveriam ser modernizados e não extintos. Forte abraço.
Debrando.
Enviado por Debrando - cavinatohv@uol.com.brAh!Esses vândalos.
Destroem tudo, não respeitam nada.
Gostava tanto dos bondes. Eu tomava o Gentil de Moura todos os dias para ir e voltar do trabalho,no centro.
Enviado por Benedita Alves dos Anjos - dosanjos81@gmail.comCaro Estan, mais uma vez você nos trás curiosidades desse simpático bairro de Santo Amaro. Até pouco tempo, (aproximadamente uns cinco anos atrás)eu me lembro dessa placa afixada na fachada lateral da igreja de Santo Amaro no Largo Treze. É lamentável a extinção do velho bonde, que algumas vezes, cheguei a tomá-lo, com destino ao Instituto Biológico, onde ele fazia um balão e voltava novamente para Santo Amaro. O velho e saudoso bonde, que encerrou definitivamente suas atividades numa última viagem, pelos trilhos ainda com dormentes de madeira no seu percurso, para o querido bairro de Santo Amaro. Parabéns! Você é realmente um grande historiador das coisas de Santo Amaro e de seus fundões. Um abraço Grassi
Enviado por Roberto Grassi - jr_grassi@yahoo.com.brEstan, lembrei de quando era pequena e tomava o bonde lá Penha para ir na casa de minha tia no Tatuapé.Tomara que o novo monumento agrade a todos, parabéns pelo texto.Um abraço.
Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.comBelíssimo, Estanis, como sempre. Pena que eu não vi, mas adorava ouvir casos sobre os bondes em S.P. Pois é, o bonde teve que se render ao progresso, mas as imagens e a história fazem uma falta enorme. Parabéns, meu querido. Um abraço.
Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.brSinceramente, Estan, foi realizada uma grande festa por ser o bonde 1543 o último a fazer a linha Santo Amaro. Esta festa foi a mesma, guardando as devidas situações de tempo e lugar, com a expulsão dos holandeses de Olinda. Que pena, quanto não estaríamos ganhando com a Holanda tomando conta do Brasil... deixa pra lá. Apesar de vc tentar justificar com alguns argumentos, raciocine comigo, Estan: Na Vereador José Diniz, onde o bonde Sto Amaro, juntamente com a Ibirapuera, passava o maior trecho, não estaria melhor com bondes ou o aéreo, como fizeram na Vila das Belezas? o bonde, esse meio de transportes limpo, correto, decente, econômico ainda em uso nas principais cidades da Europa e em San Francisco, nos "states", não seria uma boa opção?. Um dos seus argumentos é a lentidão dos bondes... vc já viajou de ônibus pela mesma via?
Veja bem, Estanislau, estou fazendo apenas uma simples comparação. Como todos os seus textos são sempre de uma qualidade inigualável, este justifica essa bela recordação em detalhar com precisão, a boa memória daqueles bons tempos. Me perdoe se fui muito acintoso, é que, até hoje não me conformo com a eliminação dos bondes. Um golpe puro e indigesto da industria automobilista, estrangeira, é claro. Com os holandeses não haveria essa mutreta. Entendeu a ligação entre os dois fatos? Um forte abraço, Rybczynski e parabéns.
Modesto
Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.comEstan - Eu tinha apenas 12 anos que tomava esse bonde uma vez por mes, para buscar hóstia num colégio de Irmãs no Alto da Boa Vista. Lembro que era como uma linha de trem. Abraços ... Vou torcer para dar certo...
Enviado por José Aureliano Oliveira - joseaurelianooliveira.aureliano@yahoo.com.brAdorava andar nesses bondes onde depois da Rua Américo Brasiliense os bondes para essa região rodavam por um trecho especial e que faziam com que eu me sentisse em um trem, pena mão ter havido um planejamento para que pelo menos essa linha permanecesse para sempre levando passageiros saudosistas para visitar a querida Santo Amaro, seria também um ótimo turismo a ser curtido em São Paulo. Parabéns Estan. por nos trazer de volta esse passado tão gostoso e saudoso.
Enviado por Arthur Miranda (Tutu) - 27.miranda@gmail.com