Leia as Histórias

Categoria - Paisagens e lugares Galeria do Rock Autor(a): Clesio de Luca - Conheça esse autor
História publicada em 10/01/2014
Fruto de um acervo fotográfico de Gilberto Calixto Rios, 2010, de SP, retratam a cidade no início do século XX, e durante o percurso do século, mostra principalmente a Avenida São João, desde os primórdios tempos.
 
Ao final da formatação um destaque à expressão: "Um povo sem memória é um povo sem passado e sem futuro", de autor desconhecido.
 
No referido acervo, enviado por um amigo do site, podemos ver traços da nossa cidade de São Paulo e no curso da mais famosa avenida, onde estão edificados o Altino Arantes, mais conhecido pelo nome de Edifício Banespa.
 
Também se avista nas imediações do Largo do Paissandú o Bar Brahma de saudosa memória.
 
Destaco em especial a Galeria do Rock, grande galeria, esta inteiramente dedicada às lojas especializadas em discos, roupas e acessórios ligados à "galera" que curtia aquele ritmo musical.
 
Na Avenida São João, se não me engano nº 439, com portões pintados em vermelho, há fotos mostrando o interior da galeria interligada pelos pisos por círculos dando visão geral sobre os estabelecimentos aí existentes, do térreo aos andares superiores, cercados das ditas lojas.
 
Na galeria nesse tempo, fins e início das décadas de 60 e 70, seu público era atraído pelos sons musicais da época, o "Rock and Rol" que tinha nas bandas inglesas e americanas a sua maior repercussão e tudo parecia se relacionar ao ritmo, também as nossas canções no tempo da jovem guarda.
 
O citado “PPS”, uma raridade, com fundo musical, "Ronda" de Paulo Vanzolini, na interpretação da cantora Márcia, marcam a importância desse tempo e que deve ter ficado na nossa memória e dos paulistanos de então, hoje "da velha guarda".
 
Quem lembra dela? A galeria do Rock? Lado esquerdo de quem sobe a Avenida São João, esquina com a Ipiranga e em direção a zona Oeste, ou seja, o bairro de Santana, isso depois do elevado Costa e Silva, o popular Minhocão...
 
Quem quiser ver essa pérola, me peça por e-mail.
 

 

E-mail: clesiodeluca@yahoo.com.br
Localização da história
Login

Você precisa estar logado para comentar esta história.

Antes de Escrever seu comentário, lembre-se:
A São Paulo Turismo não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Publicado em 14/01/2014

Conheço este PPS, Clésio é muito bom mesmo e dá uma nostalgia danada na gente. Quanto à Galeria do Rock eu não frequentei, sempre comprava meus discos na Breno Rossi.

Enviado por Julia Poggetti Fernandes Gil - gibajuba@yahoo.com.br
Publicado em 13/01/2014

Clesio, muito bom recordar a Galeria do Rock. Adoei o texto, um abraço.

Enviado por Margarida Pedroso Peramezza - margaridaperamezza@gmail.com
Publicado em 13/01/2014

Clésio, eu quero sim ver essa pérola. Por favor, o meu e-mail é vmoratta@terra.com.br. Fico no aguardo e agradeço antecipadamente. Um abraço.

Enviado por Vera Moratta - vmoratta@terra.com.br
Publicado em 13/01/2014

Eu quero Clesio me mande e parabéns pelo texto e obrigado antecipado pelo PPS . Abraços.

Enviado por Arthur Miranda (Tutu) - 27.miranda@gmail.com
Publicado em 13/01/2014

Um passeio bem atraente, Clesio, as lembranças saltam das fotos como animação desenfreada de computador. Parabéns.

Modesto

Enviado por Modesto Laruccia - modesto.laruccia@hotmail.com
Publicado em 11/01/2014

Clésio, eu quero ver essa pérola! Fui frequentadora assídua da Galeria do Rock e suas imediações como o Bar Brahma,o Bar dos boemios localizado na esquina da Av. Ipiranga, fui frequentadora do Mappin, do Clube Pinheiros,

até que, em lágrimas,já aposentada, deixei minha cidade querida que ainda amo com paixão, da qual tenho infinita e dolorosa saudade...!

Enviado por Stelata - stelatamag@hotmail.com
Publicado em 10/01/2014

Tens razão Estan, Santana é norte, valeu!!!Walquiria nessa época todos nós curtíamos...rs.

Enviado por Clesio de Luca - clesiodeluca@yahoo.com.br
Publicado em 10/01/2014

Clésio, grande galeria, passei muito por ela, sempre gostei de Rock tradicional, não me lembro de ter comprado algo ali, mas que é diferente e bonito é.Quanto ao rumo do elevado Costa e Silva é sentido Pacaembu, Casa Verde. Santana é Norte pela Cruzeiro do Sul, Voluntarios da Patria, parabéns, Estan.

Enviado por Estanislau Rybczynski - estantec@gmail.com
Publicado em 10/01/2014

Eu me lembro e muito....cheguei a cabular aula para ir até a Galeria do Rock sempre na esperança de encontrar alguém famoso ou interessante.

Enviado por Walquiria - walquiriarocha@yahoo.com.br
« Anterior 1 Próxima »